Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda a importância de realizar um check-up cardiológico

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Realizar um check-up cardiológico é imprescindível para se obter o diagnóstico precoce garantindo uma maior chance de sucesso no tratamento das doenças

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O check-up cardiológico é composto por uma série de exames médicos que tem como finalidade avaliar a saúde do seu coração, avaliando os riscos de ter ou desenvolver problemas como as arritmias cardíacas, infartos, mortes súbitas, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

A avaliação abrange os exames laboratoriais, eletrocardiograma e teste ergométrico. Segundo Alex Guabiru, médico arritmologista e membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas – SOBRAC, a idade para começar a fazer o check-up cardiológico vai depender muito do histórico familiar do paciente e dos sintomas que ele apresenta.

“Quando existem casos na família de doenças no coração ou qualquer outro fator de risco, recomenda-se que os exames sejam feitos a partir dos 20 anos de idade de forma preventiva”, explica. Já nos casos de pacientes que não apresentam tais características, é indicado o check-up de rotinas aos 35 anos em homens, e aos 40 anos em mulheres.

SOBRAC realiza LIVES semanais no Instagram para orientar a população

Publicidade

Hoje, dia 05 de outubro, às 20h, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) irá abordar em sua LIVE semanal o tema: check-up e exames do coração. Alex Guabiru e Carlos Alberto Pastore são os especialistas convidados para debater o assunto e tirar as dúvidas dos expectadores.

Segundo Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da SOBRAC, é missão da Sociedade atuar com ações educativas para o esclarecimento das arritmias cardíacas, prevenção e tratamentos por meio de comunicações em seu site, mídias sociais e pela Campanha Coração na Batida Certa. “Ainda mais neste momento de isolamento social que estamos vivendo, a SOBRAC está procurando formas de se aproximar de pacientes e da população geral levando informações de qualidade e orientações”, explica o presidente. 

Publicidade

Acompanhe as Lives no Instagram: @sobrac 

Sobre a SOBRAC:

Publicidade

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cujo objetivo de atuação é a normatização de atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil, promoção do desenvolvimento científico e a valorização do profissional desta especialidade.

Desta forma, apenas profissionais médicos e aliados podem se associar à entidade, não sendo possível a adesão da população leiga para estes fins. Para estes públicos, a Sociedade atua com ações educativas para o esclarecimento das arritmias cardíacas e seus tratamentos, por meio de comunicações em seu site, mídias sociais e pela Campanha Coração na Batida Certa.

Para conhecer mais, acesse: www.sobrac.org. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.