Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda a relação entre bebidas alcoólicas e câncer

No Brasil, 42% dos entrevistados relataram um aumento significativo do consumo de álcool durante o isolamento.

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Um estudo revelou que 42% dos brasileiros relataram aumento no consumo de álcool durante a pandemia, sendo que a maior parte desse público é formado por jovens. De acordo com os entrevistados, a causas está ligada ao aumento de quadros de ansiedade durante o período de isolamento. 

O que muitas pessoas não sabem, é que além das consequências do vício, segundo especialistas, o alto consumo de bebidas alcoólicas gera um maior risco para o surgimento de câncer. 

A imposição do isolamento físico durante a pandemia modificou a convivência, e por esse motivo, casos graves de ansiedade tiveram alta de 73%. Este quadro clínico colabora para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens, de acordo com estudo realizado em 33 países pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a ingestão de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer, como, por exemplo, o de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, intestino e mama. 

Publicidade

A oncologista Carolina Conopca, reforça a importância de diminuir ou abandonar o alto consumo de bebidas alcoólicas para evitar problemas graves. 

“É preciso evitar todas as bebidas alcoólicas, visto que a maioria dos ingredientes desses produtos têm efeito cancerígeno sobre as células. Além disso, é preciso alertar para a relação dose-resposta, que consiste em quanto maior a quantidade ingerida e o tempo de exposição, maior será o risco de desenvolver algum tipo de câncer”, explica.

Publicidade

Bons hábitos durante a pandemia

Diante do crescimento de quadros de ansiedade, como revelado no estudo da OPAS, é de suma importância criar escapes saudáveis para driblar o distúrbio e tratar o vício em bebidas alcoólicas. A oncologista, afirma, também, a necessidade de um acompanhamento médico neste período, a fim de solucionar os dois problemas. 

“O suporte clínico especializado proporciona um direcionamento profissional para o tratamento do vício. Alguns hábitos, como por exemplo, dormir bem, controlar o acesso à informações pesadas, utilizar as redes sociais com moderação, participar de grupos sociais e praticar atividades físicas podem auxiliar a proporcionar mais bem-estar e controle do vício. Para assim, diminuir também os risco de câncer”, afirma

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.