Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entrevista com Euclério Sampaio: 'No Executivo, somos vidraça'

Prefeito, que foi eleito cinco vezes deputado, assume primeiro cargo de gestão disposto a colocar a mão na massa e dar mais atenção à saúde e à segurança

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Euclério Sampaio de Azevedo Júnior é o novo prefeito de Cariacica e promete dar resultados quase imediatos na gestão à frente do município. E já começou demonstrando isso. Um dia após tomar posse, num sábado, foi para as ruas acompanhar um mutirão de limpeza e capina na cidade.

E as principais bandeiras da administração Euclério serão, segundo ele mesmo, saúde e segurança. Em meio a uma pandemia que mexeu com o cidadão, ele garante que vai ampliar equipes de atendimento à população mais carente e que também vai agilizar o funcionamento de unidades de saúde. Veja abaixo o que Euclério Sampaio pensa para a cidade e como ele pretende colocar seu plano em prática.

Como o senhor encontrou a prefeitura de Cariacica?

A prefeitura, o prefeito Juninho, abriu as portas. Tem alguns problemas pontuais, mas as finanças estão organizadas. Já tive reunião com o secretariado e vamos mudar a distribuição de remédios, que hoje é centralizada. Acreditamos que se for descentralizada vai funcionar melhor. É um exemplo de como vamos melhorar e dinamizar os serviços na cidade, nos próximos 100 dias.

É o primeiro cargo de gestão do senhor. Como o senhor se preparou e o que acha que vai encontrar pela frente?

São cinco mandatos de deputados. Acho que a diferença é que o gestor precisa colocar pessoas qualificadas nos cargos chaves e eu estou cercado de gente boa, de excelentes quadro técnicos. No Legislativo, a gente é acostumado a ser pedra, agora, no Executivo, somos vidraça. Mas, estou pronto para dialogar bastante e ouvir o meu pessoal técnico. O parlamentar fiscaliza e, agora, estou preparado pra ser vidraça.

Publicidade

O senhor começou o mandato indo para a rua, participando de mutirão de limpeza. Como o senhor vai conduzir o mandato à frente do município?

Tem que estar presente, na rua ouvindo o povo, ouvindo elogios e críticas. É assim que vou conduzir meu mandato. E estou preparado para ouvir críticas. Fiquei quase um ano em pré-campanha e campanha sendo injustiçado e lidei com esses ataques muito bem, com a verdade. Muitos não estão satisfeitos. Sei que nessa função, de prefeito, tem que ser mais gestor que político, não pode agir tanto com o coração, mas com a razão. Assim, muitas pessoas que apoiaram a candidatura podem até não entender muito bem. Mas todos vão entender quando aparecer o serviço feito, bem prestado pelo município e é isso que queremos. 

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Qual a maior carência de Cariacica e como o senhor pretende resolvê-la?

Saúde. E quero resolver muitos dos problemas já nos 100 primeiros dias de mandato. Quero deixar o município como nunca foi na área da saúde, por isso coloquei pessoas muito capacitadas em cargos chaves. Mas não é a única área. Até o final do mês vamos começar a urbanizar muitas praças. O município tem muitos desafios, mas não me importo. Quanto maior o desafio, mais a gente consegue mostrar do que é capaz. 

Publicidade

Falando em saúde, o município está pronto para encarar a pandemia? E já está pronto para vacinar?

Estamos nos preparando e vamos colocar todas as unidades de saúde que tem posto de vacinação para funcionar. A equipe está levantando quantas são exatamente e vamos reabrir.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O senhor falou durante a campanha e logo que assumiu que quer dar respostas imediatas à população. Como vai conseguir isso e em que prazo?

Em 100 dias vamos dar respostas. Garanto que vou dobrar o número de unidades de Saúde da Família, que hoje são 24. Vamos passar para 48. Vou abrir processo seletivo para contratação de 350 agentes comunitários de saúde. Vamos ampliar os horários de cinco unidades, que vão passar a funcionar de 7h às 19h. E não vai ser só isso. Tem muito mais ações que vamos fazer para transformar a saúde do município.

Publicidade

De onde a prefeitura vai tirar dinheiro para realizar tudo isso?

A equipe técnica está cuidando disso. Nos últimos dias tivemos a entrada de um dinheiro no caixa que não estávamos esperando (Compensação da Li Kandir) e vamos atrás de dinheiro federal e estadual. Temos as finanças ajustadas e um valor em caixa, então vamos conseguir realizar.

O senhor acha que pode fazer com que Cariacica deixe de ser o patinho feio da Grande Vitória? Como acha que pode fazer isso?

Vou investir e melhorar o sistema de saúde do município, que é uma grande demanda do povo de Cariacica e é uma promessa de campanha. Além disso, pretendo atuar também para dar um salto de qualidade na segurança, que também é uma bandeira forte minha. Meu investimento maior será na inteligência, pra isso criei a Secretaria de Informação. Vou investir na Criação da Guarda Municipal. A gestão passada já começou o processo e quero acelerar. Sei que não podemos fazer contratações até o final do ano, mas até lá quero deixar tudo pronto para que os agentes comecem logo a trabalhar. Minhas especialidades são essas: inteligência e informação. Vamos deixar de ser o patinho feio e vou entregar uma cidade muito melhor e mais desenvolvida com certeza. E os resultados vão começar a aparecer logo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.