Folha Vitória ES registra duas mortes por gripe em apenas uma semana e total chega a sete em 2022

ES registra duas mortes por gripe em apenas uma semana e total chega a sete em 2022

Até 29 de janeiro, sete mortes e 31 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave de Influenza foram confirmados no Estado

Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Espírito Santo registrou duas mortes por gripe entre os dias 23 e 29 de janeiro. Com isso, já são sete o número de mortes pela doença neste ano. Os dados foram divulgados no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), nesta quarta-feira (02). 

Segundo a Sesa, uma das pessoas que morreu tinha 90 anos ou mais, uma tinha entre 80 e 89 anos, duas tinham entre 70 e 79 anos, uma tinha de 50 a 59 anos, uma tinha de 40 a 49 anos e uma tinha de 20 a 29 anos. 

A maioria das mortes foi registrada no interior do Estado. Uma pessoa morava em Água Doce do Norte, uma em Aracruz, uma em Cachoeiro de Itapemirim, uma em Itaguaçu e uma em Rio Bananal. Duas mortes foram registradas na Grande Vitória: uma em Cariacica e uma na Serra.

Ao todo, 31 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza já foram registrados no Estado neste ano. 

De acordo com a Sesa, os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-ES) têm indicado a predominância da Influenza A (subtipo H3N2). 

Das 3.362 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas entre 02 e 29 de janeiro, foram confirmadas 1.449 para Influenza A, com positividade de 43,09% das amostras.

A Sesa ressaltou, no entanto, que aguarda o pleno restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde para ter o balanço completo sobre a Influenza no Estado, pois os dados estão sujeitos a alteração/atualização.

Desde o final de dezembro, o Estado vive uma epidemia da doença. Com isso, as unidades de pronto atendimentos têm registrado um aumento na procura. 

No último fim de semana, a família de uma idosa de 91 anos viveu momentos de angústia no Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha. A mulher esperou mais de 48 horas para ser transferida para hospital por falta de vaga.

Número de casos registrados em 2021

Ao longo de todo o ano passado, das 17.859 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas, 840 foram confirmadas para Influenza A, com uma positividade de 4,7% do material analisado.

Dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) registraram ainda 27 mortes e 132 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza.

Últimas