Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ES retira restrição de horário de bares e restaurantes nos municípios em risco moderado

Em contrapartida à flexibilização, os estabelecimentos terão que se organizar para exigir o comprovante de vacinação dos clientes

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O governo do Espírito Santo decidiu abrir mão da restrição de horário de funcionamento dos bares e restaurantes nos municípios classificados em risco moderado para transmissão da covid-19. Para isso, os estabelecimentos terão que exigir o comprovante de vacinação dos clientes.

A restrição de horário era uma das principais reclamações do setor, que aos domingos podia funcionar somente até às 16h. A justificativa dos empresários da área é que o faturamento deste dia representa cerca de 50% da semana. 

A flexibilização da medida foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, nesta quinta-feira (27). Na ocasião, um termo de compromisso foi assinado pelo governador e por entidades que representam diversos setores da economia.

Segundo o governador, as alterações em relação aos horários já estão em vigor, mas os bares e restaurantes só serão obrigados a exigir o passaporte vacinal a partir de segunda-feira (31). 

Publicidade

"O passaporte da vacina é fundamental porque nós queremos que todas as pessoas tenham a oportunidade de proteger as suas vidas. Então, vamos cobrar o passaporte da vacina em bares, restaurantes e academias independente da classificação de risco", destacou.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares-ES), Rodrigo Vervloet, cada estabelecimento poderá ter o próprio planejamento para fazer a cobrança.

Publicidade

Juan Calezani é dono de um bar em Vila Velha e ainda está avaliando qual é a forma mais adequada para exigir o passaporte vacinal dos clientes dele. 

"A gente ainda está estudando uma maneira de fazer essa abordagem. No primeiro momento, devemos fazer o contato com o cliente, fazendo a pergunta, e vamos tentar entender o melhor momento para que a gente possa fazer o controle maior", disse.

Publicidade

Eventos sociais também tiveram mudanças

Entre as mudanças anunciadas pelo governo está no limite de ocupação nos eventos sociais. Os locais não devem ultrapassar 50% da ocupação, com limite máximo de 1.200 mil pessoas em ambientes fechados e 2 mil em ambientes abertos. Antes esses eventos estavam proibidos.

No mapa de risco que em vigor até o próximo domingo (30), Serra, Vila Velha, Sooretama, Alto Rio Novo e Mantenópolis estão no risco moderado de contaminação. O novo mapa de risco, que estará em vigor na próxima semana, deve ser anunciado no inicio da noite desta sexta-feira (28).

*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.