Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ES tem novo alerta de vendaval e previsão de chuva. Veja as cidades

São 19 cidades em alerta para vendaval e 32 municípios litorâneos com ventos costeiros previstos

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém dois alertas para diversas cidades do Espírito Santo. Um deles é de vendaval e compreende 19 municípios capixabas. Cidades litorâneas também estão sob alerta.

Segundo o instituto, pelo menos até as 23 horas desta quarta-feira (22) podem ocorrer ventos com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. O Inmet também alertou sobre um baixo risco de queda de galhos de árvores, em razão do fenômeno.

Ainda de acordo com o alerta do Inmet, os municípios atingidos por esses ventos fortes são: Alegre, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

O segundo alerta, válido até as 11 horas de quinta-feira (23), compreende a área de 32 cidades do Espírito Santo, principalmente as do litoral capixaba. 

Publicidade

Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marechal Floriano, Muqui, Pedro Canário, Pinheiros, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

Primavera começa com chuva no ES

A nova estação começa na tarde desta quarta-feira (22), mais precisamente, às 16h14, e vai até 21 de dezembro, quando começa o verão. No dia em que se despede o inverno, a nova estação chega com previsão de chuva fraca e queda de temperaturas no Espírito Santo.

Publicidade

De acordo com o Incaper, o avanço de um sistema frontal provoca um aumento da instabilidade no Estado. Há previsão de chuvisco nesta quarta-feira ao longo do dia. As temperaturas máximas terão declínio acentuado e os ventos ganham força, com possibilidade de rajadas em alguns trechos do território capixaba.

Para a quinta-feira (23), a previsão é de tempo instável no Espírito Santo, comchuva fraca em toda a metade sul do Estado, inclusive na Grande Vitória, e na região Nordeste. Muitas nuvens nas demais áreas, sem chance de chuva. Os ventos sopram com até moderada intensidade entre a Grande Vitória e o litoral norte.

Publicidade

Já a sexta-feira (24) será com de variação de nuvens no Estado, em função da presença da umidade trazida pelos ventos costeiros. Não chove e as temperaturas ficam ligeiramente elevadas. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral sul.

Ventos atingem quase 90 km/h na Grande Vitória

A ventania que atingiu a Grande Vitória na noite desta terça-feira (21) deixou estragos em diversos locais. Na Terceira Ponte, que liga a capital a Vila Velha, a velocidade dos ventos chegou a quase 90 quilômetros por hora.

De acordo com dados da Rodosol, concessionária responsável pela via, o anemômetro - aparelho que mede a velocidade do vento - registrou rajadas de 87,68 km/h, por volta das 20 horas. Não houve necessidade de interdição da via.

O vento forte já era previsto por alertas emitidos pela Marinha e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Espírito Santo. Houve registros de quedas de placas, destelhamento de uma casa e falta de energia em alguns bairros.

Na Praia do Canto, em Vitória, a ventania derrubou uma placa, que caiu em frente ao Shopping Centro da Praia, atingindo um veículo de passeio.

Funcionários de uma empresa terceirizada da Prefeitura de Vitória, que atenderam a ocorrência, disseram que ainda não se sabe de onde o objeto se soltou. O carro atingido não sofreu muitos danos e a placa já foi retirada do local.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.