Folha Vitória Especialista dá dicas de como sair na frente dos concorrentes na hora de fazer o currículo

Especialista dá dicas de como sair na frente dos concorrentes na hora de fazer o currículo

Especialista em gestão e contratação aponta que o currículo contemporâneo deve ter interatividade com o que o candidato posta nas redes

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Na era da interatividade e da internet, um bom currículo, além de ser objetivo e direto, também não deve esquecer de dialogar com as redes sociais.  A consultora de desenvolvimento organizacional Roberta Kato, responsável pelo blog Gente e Gestão, aponta que um currículo assim leva vantagem ao unir informações básicas com aquilo que o candidato se expressa no ambiente virtual. "`É interessante que se acrescente um hiperlink em seu currículo para uma rede especializada como o LinkedIN ou para um perfil profissional. Pois assim, quem o analisa terá uma gama maior de informações e isso sempre é vantajoso", desenvolve. 

Com essa ligação, o currículo acaba se transformando num grande portfólio eletrônico. "Por meio das interações numa rede especializada a partir deste currículo, o recrutador pode, por exemplo, colher impressões de colegas de trabalho daquela pessoa em outra empresa", aponta. Roberta avalia que isso enriquece o currículo pois além de meramente trazer uma lista de habilidades e qualificações, também permite que o empregador saiba a maneira como o profissional se comportava e interagia no último trabalho. E num mundo onde cada vez mais é necessário saber conviver com pessoas das mais diversas opiniões e atitudes, essas informações contam como validação social.

Ambiente online 

A imagem do candidato percorrendo a cidade e deixando cópias de currículos no setor de recrutamento das empresas vai ficando cada vez mais no passado. "O currículo online já virou regra e o aumento do seu uso foi algo anterior à pandemia e a chegada das medidas de isolamento social. Aqui na consultoria, reparamos que, desde 2017, é cada vez mais raro receber currículos impressos", relembra.

Assim, usar o recurso da internet fica sendo obrigatório para quem procura um lugar no mercado. E, na hora de destacar o próprio currículo, há uma gama de ferramentas à disposição no ambiente online. 

Nova ferramente

Pensando em quem procura uma vaga no mercado de trabalho, o jornal online Folha Vitória lançou o FV Currículos. Na plataforma, a visibilidade será permanente, com a possibilidade de fazer atualizações que estarão disponíveis até mesmo para quem está avaliando a sua contratação. 

"A grande vantagem de uma ferramenta como o FV Currículos é que ela permite mais agilidade pois dispara para diversos recrutadores simultaneamente. Assim, não é necessário que o interessado vasculhe site por site para se cadastrar e enviar o seu currículo", aponta Roberta.

Últimas