Folha Vitória Especialista dá dicas para alavancar vendas e atrair mais clientes neste fim de ano

Especialista dá dicas para alavancar vendas e atrair mais clientes neste fim de ano

Mesmo diante da crise, aplicar as dicas nas tradicionais promoções de final de ano podem ser um alívio para os lojistas

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Em um ano marcado por uma pandemia, que fez com que todos os estabelecimentos comercias fossem prejudicados, as vendas do final de ano podem ser um momento de recuperação financeira. Os meses finais do ano são marcados pelas já tradicionais promoções da Black Friday e as tão esperadas vendas natalinas.

Neste momento, é preciso fazer o possível para atrair mais clientes e aumentar as vendas. De acordo com o coach em vendas Augusto Carrara, algumas técnicas podem apresentar retorno imediato. Isso pode ser um ponto fundamental para se destacar no mercado, com foco em resultados.

Para Carrara, algumas dicas podem parecer um pouco diferentes, mas são importantes para o bom relacionamento com o cliente, como, por exemplo, o fato de um vendedor ser apaixonado pelo não. "Cada não que eu tomo é parte de um sim. Preciso ter clareza dos meus indicadores. A cada quantos clientes que entram em minha loja eu consigo vender um produto? A cada quantas interações no Instagram eu consigo converter em vendas? Quando sou apaixonado por não e tenho clareza dos meu indicadores, eu tenho resultados", disse Carrara.

Outra dica apontada pelo coach em vendas é saber os pontos de dor e prazer dos clientes. "Por que o cliente compra de mim? O cliente me procura para satisfazer alguma necessidade de dor ou de prazer. Quanto mais eu souber disso, vou entender qual a transformação que o cliente busca na minha loja. Quanto mais clara eu tenho essa informação, mais valor eu tenho a gerar para o meu cliente", afirmou.

Carrara também destaca que é importante trabalhar o chamado pós-venda, mantendo uma boa relação com o cliente, mesmo quando a venda já estiver concretizada. "É possível ter uma conversão muito maior se eu tiver uma pós-venda eficaz. Costumo indicar o método NPS (Net Promoter Score)", aconselha.

O método é uma espécie de avaliação que o cliente dá para um produto ou serviço, em uma escala de 0 a 10. Neste caso, de 0 a 6 são clientes detratores, que tendem a falar mal do seu produto; 7 e 8, são clientes neutros; já 9 e 10 são aqueles que possuem a maior chance de indicar o seu produto para amigos.

"É preciso ter uma prospecção mais ativa. O vendedor que espera o cliente entrar na loja, está morto. Então o que fazer? Pego a lista de clientes e vou atrás do que é 9 e 10. Eu vou ligar para o cliente, bater um papo com ele e ver se ele teria 5 contatos de amigos para indicar. Vou lá e ligo para o amigo e já pergunto que horas posso entrar em contato contigo para mostrar minhas ofertas. Há exemplos de redes de franquias que aumentaram em 55% o faturamento", explicou.

Outra dica reforçada por Carrara é ter motivação para seguir com seu produto. "Saiba o porquê você está trabalhando no que você trabalha e qual o motivo de sair de casa todo dia para isso. Vai haver um momento no Natal que você vai querer desistir, mas é preciso levantar a cabeça e fazer dar certo. Se aplicar essas dicas hoje, já virá o resultado, pois é imediato", disse.

Curso gratuito de vendas

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Essas e outras dicas serão repassadas no curso Maratona do Gigante em Vendas, oferecido peloAugusto Carrara, que também comanda, toda semana, as lives Papo com Gigante, pelo jornal online Folha Vitória. O objetivo é aumentar o faturamento por meio de poderosas técnicas de vendas e controle mental.

O curso é gratuito e totalmente online. Ele será realizado a partir desta segunda-feira (26) até quarta-feira (28), sempre às 20h30. Ao todo, serão oferecidas três aulas exclusivas com conteúdo de apoio. Para se inscrever no curso, basta acessar a página https://metodo5g.com.br e preencher os campos com nome completo e e-mail. Após isso, a pessoa receberá um e-mail de confirmação com as instruções para a jornada de aulas.

De acordo com Augusto Carrara, o curso é voltado para empreendedores que desejam vender mais nos seus negócios e terem equilíbrio na vida pessoal e emocional. Segundo ele, ao longo do curso, o participante vai aprender sobre ferramentas práticas de marketing e venda, além de desenvolvimento pessoal. "A ideia da maratona é dar ferramentas para as pessoas desenvolverem sua inteligência emocional para alavancar os resultados, para que 2020 não seja um ano perdido", ressaltou.

"A gente teve um outubro que fechou com 30% a mais em relação ao ano passado. Estimo que devemos crescer cerca de 20% (varejo). Temos muito dinheiro circulando e, olhando o histórico dos meses, a previsão é que tenhamos esse aumento nos próximos meses", completou Carrara.

Últimas