Folha Vitória Especialista dá dicas para se tornar um líder comercial diferenciado

Especialista dá dicas para se tornar um líder comercial diferenciado

Mesmo esse sendo um ano de crise, as vendas de final de ano podem ser excelentes

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Quem é um líder comercial ou gestor de negócios já deve ter se perguntado como se tornar um líder diferenciado para que sua equipe tenha resultados diferenciados. Muitas vezes o líder comercial faz uma reunião no começo do mês e no fim do mês para acompanhar a equipe, mas essa pode ser uma estratégia arriscada, pois só se verá que as vendas não deram certo no fim do mês e será um mês perdido.

Para ajudar os líderes comerciais, o consultor de negócios Eli Cintra, com mais de 25 anos de experiência em vendas, explica que o acompanhamento da equipe de vendas é o “pulo do gato” para um líder diferenciado.

Acompanhamento

Eli Cintra afirma que o acompanhamento da equipe é fundamental para um líder comercial de sucesso ter resultados espetaculares. Esse acompanhamento deve ser feito diariamente e as estratégias mudadas sempre que necessário. Veja abaixo os três momentos importantes do dia!

No início do dia

No início de cada dia o líder comercial deve fazer uma reunião com a equipe para apontar os objetivos daquele dia. Eli Cintra lembra que preferencialmente devem ser dadas orientações nominais. “O que cada vendedor deve fazer para ter melhores resultados e com quais clientes”, explica.

Dessa forma, cada vendedor irá saber exatamente o que deve ser feito e os resultados serão melhores.

Durante o dia

Apenas dar orientações e deixar os vendedores sozinhos não é suficiente. Um líder comercial diferenciado deve fazer esse acompanhamento ao longo do dia e verificar:

Se os vendedores estão cumprindo as orientações;
Quais estão sendo os resultados;
O que precisa ser mudado;
Se as estratégias estão funcionando e as metas sendo cumpridas.

Assim, ele irá verificar quais vendedores estão cumprindo as diretrizes e se elas estão funcionando. Caso seja necessário, as estratégias podem ser mudadas.

Final do dia

O final do acompanhamento do dia acontecer com a reunião vespertina a ser realizada no final do dia. Nesse momento, o líder deve ter uma conversa com os vendedores que não conseguiram cumprir suas diretrizes e entender o porquê isso aconteceu.

Algumas possíveis causas do insucesso podem ser:

Falta de capacidade técnica;
Falta de planejamento do vendedor;
Estratégia errada.

Com isso, vendedor e líder comercial podem planejar uma forma mais assertiva de vendas para o próximo dia.

Últimas