Folha Vitória Especialista ensina como trazer mais produtividade ao 'home office'

Especialista ensina como trazer mais produtividade ao 'home office'

Apesar dos benefícios e do conforto, para que haja produtividade, algumas características devem ser analisadas ao montar o espaço de trabalho em casa

Folha Vitória
Foto: pexels
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, diversas empresas aderiram à modalidade de trabalho remoto, também conhecido como home office. Este estilo de trabalho é algo bastante novo para muitas pessoas e, por isso, é preciso se atentar à alguns pontos para que o ambiente, agora de trabalho, fique mais produtivo e mais propício ao cumprimento das demandas do serviço.

A possibilidade de se livrar do trânsito, do estacionamento ou transporte público e a flexibilidade de horários podem ser pontos atrativos para quem deseja trabalhar em casa, mas a preparação correta do ambiente é crucial para que, mesmo com esses benefícios, o trabalhador não perca a concentração e se prejudique.

De acordo com a psicóloga Glaucia Ribeiro, algumas características devem ser levadas em consideração ao montar um espaço de trabalho dentro de casa que vão desde o horário aos elementos próximos.

"Escolher e definir um espaço para trabalhar e definir seus horários é fundamental. É importante saber a hora em que vai começar e terminar sua jornada. Se possível, invista em conforto, como uma mesa adequada e computador na altura dos olhos. Decore seu espaço, deixe-o agradável e mantenha-o limpo", explicou.

Cuidado com o comportamento

Claudia salienta que não é apenas o ambiente que vai influenciar no rendimento do trabalhador, mas também a sua maneira de se portar durante o expediente. "Tenha uma rotina, faça pausas, levante e fique 15 minutos com seu filho, por exemplo. Arrume-se como se fosse para ir ao trabalho, faça contatos visuais, se possível, para não se sentir sozinho."

O executivo de vendas Erico Luna se encontra em home office desde o mês de março e disse que, por morar sozinho, não se distrai com facilidade, mas mesmo assim optou por comprar uma mesa e colocou-a no quarto para funcionar como um local de trabalho. A escolha do móvel aconteceu devido à praticidade e o conforto que ele traz para o dia a dia.

"Quando me sento em frente ao computador, na mesa que comprei para isso, já me sinto mais focado em meu trabalho. Fico num lugar agradável para mim e me concentro melhor", contou.

A psicóloga ainda reitera a importância de manter a saúde mental e física mesmo durante o home office, e que a alimentação e a hidratação devem ser pontos de suma importância para garantir uma boa saúde e um bom rendimento durante este período.

* Com informações do Portal R7

Últimas