Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Esperando Por Você": Grupo de apoio à adoção de Guarapari enfatiza importância da campanha do TJES

Para Virgínia Silva, presidente do grupo "Gerando com Coração", a campanha "Esperando Por Você", do TJES, revela a realidade das instituições de acolhimento

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Recentemente, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) divulgou mais um vídeo da campanha de adoção “Esperando Por Você”, onde apresenta o grupo de irmãos Stephany (16 anos), Bianca (14), Miguel (9), Davi Lucas (4) e João Emanuel (3), que esperam por um lar em uma instituição de acolhimento do Estado. “A campanha é importante porque mostra que essa é a realidade, as adoções necessárias”, diz Virgínia Silva, fundadora e presidente do grupo de apoio à adoção “Gerando com Coração”, de Guarapari.

A campanha

A campanha “Esperando Por Você”, do TJES, pretende oferecer um futuro melhor a crianças e adolescentes que aguardam, há anos, por uma família em instituições de acolhimento do Espírito Santo, em especial aquelas que estão fora do perfil geralmente estabelecido para adoção: crianças mais velhas, com condição especial de saúde e grupos de irmãos.

A campanha permite que esses meninos e meninas, que já estão prontos para a adoção, compartilhem qualidades, habilidades, potencialidades e sonhos por meio de vídeo. Foi assim que o grupo de irmãos Stephany (16 anos), Bianca (14), Miguel (9), Davi Lucas (4) e João Emanuel (3) apresentaram-se.

Publicidade

Confira o vídeo:

Importância

Publicidade

Para Virgínia Silva, fundadora e atual presidente do grupo de apoio à adoção “Gerando com Coração”, de Guarapari, a campanha revela a realidade das instituições de acolhimento e incentiva as adoções necessárias. “A campanha é importante porque o perfil mais procurado para adoção é de crianças com menos de 3 anos, brancas e sem deficiência, mas a campanha mostra que essa não é a realidade das instituições de acolhimento. A maior parte das crianças disponíveis para adoção no país são negras, tem mais de 7 anos e muitos possuem irmãos ou são portadores de deficiência”, afirma.

De acordo com dados apresentados pelo TJES, hoje, no Espírito Santo, das cerca de 150 crianças acolhidas prontas para adoção, 86% têm mais de 08 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23,5% possuem alguma necessidade especial. “Essas são as adoções chamadas ‘adoções necessárias’, as de crianças mais velhas, com deficiência ou com grupo de irmãos”, explica Virgínia.

Publicidade

A mãe de Gabriel e Rafaela conta ainda que o desconhecimento dessa realidade é comum. “Eu mesma adotei o Gabriel aos três meses de vida porque era a única que queria um menino negro com uma doença. É importante mostrar que essas crianças existem. Quem sabe os conhecendo, vendo seus rostos, os ouvindo falar, as pessoas não percebam que são os filhos pelos quais esperaram?”.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mais informações:

Campanha ‘Esperando Por Você’

http://www.tjes.jus.br/esperandoporvoce/

Grupo de Apoio à Adoção ‘Gerando com Coração‘

Facebook: https://www.facebook.com/Gerando-com-coracao

Instagram: https://www.instagram.com/gaa_gerando_com_coracao

Contato: (27) 99928-8311

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.