Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espírito Santo está há mais de 20 dias com ocupação de leitos acima de 90%, diz Casagrande

Durante o pronunciamento, o governador apresentou o novo mapa de risco

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Espírito Santo está há mais de 20 dias com a ocupação de leitos acima de 90%. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, durante um pronunciamento feito na noite desta sexta-feira (9).

"Abrimos leitos, mas o número de pacientes vai crescendo. Isso mostra como a doença é grave e está ativada. A gente vai abrindo leitos, mas isso não é a solução definitiva," disse o governador. 

Leia também:

>> Casagrande anuncia retorno do Transcol a partir de terça-feira; 42 cidades em risco extremo no ES

Publicidade

>> ES registra 2.400 novos casos de covid-19 em 24 horas e chega a mais de 400 mil infectados

>> Variante mais letal detectada em Minas Gerais traz risco para população mais jovem do ES

Publicidade

Além disso, Casagrande disse que a meta para abril era chegar a 900 leitos. "Nós já passamos de mil leitos de UTI abertos exclusivos para covid. São 1006 leitos até agora. Tínhamos uma meta de, até abril, chegarmos a 900 leitos e já no início de abril passamos dos mil leitos e quase mil de enfermaria. Estamos chegando perto de 2 mil leitos de UTI de enfermaria exclusivos para covid."

Solução é a vacina

Para o governador, a saída para conter a pandemia no Estado é a vacinação, mas ele ressaltou a importância dos municípios tomarem decisões nessa fase crítica. "A solução definitiva é a vacina, mas com a velocidade pequena, a solução ainda é o distanciamento e o uso de máscara. Pedimos aos municípios que tomem decisões para fiscalizar o uso de máscaras. O uso de máscaras já é obrigatório, mas é bom que os municípios fiscalizem. Essa é a solução. Nós chegamos hoje a 56,29 pessoas que perdem a vida todos os dias, na média de 14 dias, é a maior média até agora". 

Publicidade

Confira:

>> Covid-19: Grande Vitória começa a vacinação para idosos de 60 a 64 anos

>> Estado não corre o risco de ficar sem oxigênio, garante secretário de Saúde

Segundo Casagrande, é importante que a população colabore. "A taxa de ocupação de leitos de UTI e o número de pessoas que perdemos todos os dias exige de nós, compromisso. Continuamos perdendo gente todo dia, e gente que é referência para nós."

O governador pediu ainda que as pessoas continuem se cuidando. "Se resguarde, resguarde sua família, e as pessoas que você gosta porque o vírus está com um nível intenso. A taxa de transmissão é mais de 1 e a pandemia está crescente no estado ainda."

Retorno do transcol a partir de terça

Os ônibus do sistema Transcol voltarão a circular na próxima terça-feira (13) na Grande Vitória. A região metropolitana continua em risco extremo no Mapa de Risco divulgado pelo governador.

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Na segunda-feira (12), feriado de Nossa Senhora da Penha, não haverá coletivos. A circulação ocorrerá de terça (13) a sexta-feira (16). Os ônibus vão circular nos mesmos horários de antes das medidas mais restritivas, anunciadas no final de março.

Os usuários do Transcol poderão utilizar os coletivos, entre 5h e 22h, mas apenas nos dias úteis. No próximo sábado (17) e domingo (18), os ônibus não irão operar, como nos últimos finais de semana. A medida é, justamente, para reduzir a circulação de pessoas, por causa da covid-19.

No Espírito Santo, os ônibus estão sem circular desde o dia 28 de março. Os poucos coletivos que estão nas ruas transportam apenas os trabalhadores da saúde.

Aglomerações

Casagrande também anunciou que pediu um escalonamento de horários na chegada dos trabalhadores entre os setores da economia para que não haja aglomerações no transporte coletivo a partir de terça-feira. 

"Estamos pedindo que o setor de serviços comece entre 8h e 9h e a indústria das 5h da manhã até às 7 horas. Tudo isso para a gente fazer uma distribuição. Faremos um teste semana que vem".

Confira as medidas para o transporte público a próxima semana:

Sistema Transcol

- Os ônibus voltarão a circular a partir de terça, dia 13 de abril. Não começam segunda porque é feriado de Nossa Senhora da Penha.

- O horário de circulação será, na próxima semana, de terça a sexta-feira, das 5h às 22h. Sábado e domingo e feriados, não haverá ônibus para a população em geral. O atendimento nesses dois dias será para trabalhadores da Saúde.

- Ônibus interestadual (viagens entre Estados) e intermunicipais: passam a circular na segunda-feira (12) com 50% da capacidade do veículo. Rodoviárias serão reabertas.

- Transporte ferroviário: viagens de trem voltam a ser liberadas com 50% da capacidade. Estação ferroviária em Cariacica volta a funcionar.

Novo mapa de risco

O Espírito Santo terá 42 municípios no risco extremo para a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (12). O anúncio do novo Mapa de Risco foi feito pelo governador Renato Casagrande, durante um pronunciamento na noite desta sexta-feira (9). Atualmente, 37 cidades capixabas estão nessa situação.

Leia também: Plataforma calcula quantos dias faltam para morador do ES ser vacinado contra a covid-19

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.