Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espírito Santo sedia Congresso Brasileiro de Prevenção ao Suicídio

O evento acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em Vitória

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Espírito Santo foi o estado escolhido para sediar o II Congresso Brasileiro de Prevenção de Suicídio, promovido pela Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (Abeps). O evento, que trata de um assunto de grande relevância para a sociedade e altamente negligenciado no Brasil e em boa parte do mundo, acontecerá entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em Vitória. 

A escolha do Estado se deve ao trabalho que vem sendo realizado por instituições capixabas, como o Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo (GTPS-ES), que atua há mais de quatro anos na Capital e tem obtido resultados relevantes nacionalmente.

Palestrantes de renome internacional estarão presentes para debater e propor soluções sobre o tema. Dentre os destaques, está a professora assistente de Psicologia na Universidade de Wisconsin-Eau Claire (EUA) e clínica licenciada para o tratamento de comportamento suicida e auto-mutilação sem intenção suicida (ASIS) e presidente da Sociedade Internacional para os Estudos de Auto-Mutilação (ISSS), Jennifer Muehlenkamp. Ela será conferencista com o tema “Automutilação Sem Intenção Suicida (ASIS): desafios diante do aumento da prevalência do fenômeno no Brasil e no mundo”. Jennifer já publicou mais de 40 artigos de pesquisa e capítulos de livros sobre auto-mutilação, suicídio e outros transtornos relacionados.

Participam também o coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Júnior, além de médicos, doutores em saúde mental, sociólogos, psicólogos, jornalistas e profissionais de segurança pública. Estão sendo esperados mais de 500 participantes de várias partes do país.

Publicidade

A psicóloga Daniela Reis e Silva, coordenadora do GTPS-ES e uma das organizadoras do evento, destaca que a proposta do Congresso é dar luz ao assunto, quebrar o tabu e conscientizar a sociedade sobre a gravidade do problema que tem crescido no Brasil e no mundo, principalmente entre jovens e adolescentes. “Precisamos falar no assunto e propor soluções efetivas em diversas instâncias de nossa sociedade. Não é deixar de falar, é falar corretamente para mitigar o problema. Essa é a nossa luta. Abrir o debate para outros atores da sociedade a fim de integrar uma rede de cuidados com a vida, que envolve a assistência à saúde mental entre outros fatores”, destaca a psicóloga.

Daniela, que também é membro da Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe (Asulac) e Associada Fundadora da Abeps, fará a abertura do Congresso com a conferência “De braços abertos para a prevenção: Vitória!”. “Vamos abrir o evento falando sobre as conquistas e os desafios vivenciados no Espírito Santo em relação ao tema, o que nos garantiu a honra de sediar este evento de alto nível. Isso também possibilitará inserir o Estado como destaque na rota de cuidados em prol da vida, solidificando o trabalho do GTPS-ES ao longo dos últimos quatro anos”, ressalta Daniela.

Publicidade

O congresso é voltado para profissionais e estudantes de saúde, educação e assistência, direito, jornalismo, segurança pública, associados da Abeps e público em geral.

Programação

Publicidade

Eventos relacionados ao tema acontecerão pré e simultaneamente ao Congresso. No dia 29 de agosto, acontece o VI Seminário de Prevenção de Suicídio do Espírito Santo, promovido pelo Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo (GTPS-ES). Já no dia 30, acontecem os cursos pré-congresso voltados para aqueles que se interessam em conhecer ou aprofundar um dos temas apresentados.

Este ano, um dos focos está no trabalho de profissionais de segurança pública. Dentre os cursos está o “Atendimento de tentativas de suicídio por policiais e bombeiros”, ministrados pelo capitão do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo e idealizador e instrutor do Curso de Abordagem a Tentativas de Suicídio do CBMSP, Diógenes Munhoz (CBM-SP), e pelo capitão Marcos Eduardo da Silva Teixeira, da Polícia Militar do Espírito Santo, coordenador do 5º Curso de Negociação de Crises com Reféns Localizados. A ideia é que o público presente possa distinguir a diferença entre ambas atuações e compreender a importância da ação de cada um deles durante ocorrências que envolvem suicídio, bem como a imprescindível necessidade de treinamento específico para atuar nestas situações de crise.

II Encontro Nacional de Sobreviventes

O Encontro Nacional de Sobreviventes é aberto ao público em geral e possui inscrições gratuitas. A proposta é que pessoas que perderam alguém para o suicídio possam se reunir e conversar sobre a experiência de estar em luto. A finalidade é a construção de uma rede nacional de apoio e a construção de políticas públicas adequadas a esta demanda. O evento será coordenado por duas especialistas em luto por suicídio/posvenção, as psicólogas Daniela Reis e Silva (ES) e Karen Scavacini (SP). Elas explicam que a experiência compartilhada daqueles afetados por esse tipo de perda pode e deve colaborar para as ações de cuidados com os enlutados. Essas profissionais também serão responsáveis por ministrar um outro curso pré-congresso intitulado “Criação de grupos de apoio para pessoas em luto por suicídio”.

Inscrições

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas por meio do site até dia 22 de agosto:www.abeps.org.br/Congresso2018. Após este período, as inscrições, que já estão no terceiro lote, serão realizadas apenas no local do congresso. As vagas são limitadas.

Serviço

II Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio

Data: 30/08 a 01/09/2018.

Local: Centro de Convenções de Vitória

Inscrições: Clique aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.