Folha Vitória Exagerando nas festas fim de ano? Veja dicas saudáveis para evitar a ressaca

Exagerando nas festas fim de ano? Veja dicas saudáveis para evitar a ressaca

Entenda as consequências para o organismo e saiba como evitar o mal-estar provocado pelo excesso de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas...

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Mesa posta, farta e cheia de opções. Difícil mesmo é fazer escolhas diante de tantas delícias: rabanadas, peru, farofa, sobremesas. Tem ainda os petiscos que antecedem a comilança típica das festas e confraternizações de fim de ano.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

E isso tudo acompanhado de um cervejinha bem gelada, uma taça (ou várias) de vinho, espumante, drinques coloridos... E o organismo que lute, certo? Errado. 

Pior ainda se você faz parte da turma que não abre mão do chamado "kit ressaca". Aquele combo de medicamentos contra enjôo, dor de cabeça e para o fígado. Segundo especialistas, além de não existir comprovação alguma de que eles podem  realmente combater a famigerada ressaca do dia seguinte, as consequências pode ser ainda piores.

Medicamentos + álcool = combinação perigosa

Segundo a médica gastroenterologista e professora universitária, Mayara Fiorott Lodi, a grande questão é que muitos desses conjuntos reúnem os chamados sintomáticos: medicamentos para aliviar enjôo e antiácidos, por exemplo.

Portanto, eles agem nos sintomas provocados pelo excesso de álcool no organismo. Não existe comprovação de que eles possam previnir o mal estar. "Esses remédios não estão protegendo o fígado. Na verdade estão apenas combatendo os sintomas dos agentes tóxicos, reforçou a médica.

Além disso, é preciso ficar atento ao fato dos riscos provocados por doses imprecisas, associadas ao álcool.

"O uso excessivo de remédios, ervas para infusões e principalmente chás ainda podem provocar uma hepatite medicamentosa. O dano pode ser bem maior do que o alívio dos efeitos provocados pela intoxicação desencadeada pela bebida alcóolica", alertou a gastroenterologista. 

Dicas saudáveis para evitar a ressaca após as festas de fim de ano

Portanto, se você quer manter bem longe as consequências de tantos excessos, o Folha Vitória separou algumas dicas. Veja só!

1. Antes de mais nada, capriche na alimentação. Prefira alimentos ricos em fibra, com baixo teor de gordura. Coma frutas! Beber de estômago vazio pode ser pior do que você imagina;

2. Abuse da água! Se hidrate bastante, principalmente no calor;

3. Respeite os limites do seu corpo. Evite exageros. São eles os culpados pelo "dia seguinte" de mal estar;

4. Exagerou? Mais uma vez, fuja de alimentos gordurosos. Além de bastante água, dê preferência aos sucos naturais de frutas. Água de coco é um excelente repositor hidroeletrolítico. É importante lembrar que bebidas alcóolicas desidratam

LEIA TAMBÉM: Saiba por que dores de cabeça são mais frequentes no verão. Veja como evitar

Últimas