Folha Vitória Exagerou no feriado? Veja a receita de um chá digestivo para regular o intestino

Exagerou no feriado? Veja a receita de um chá digestivo para regular o intestino

A má digestão, segundo especialistas, formam toxinas que podem causar problemas graves no aparelho digestivo. Entre os sintomas estão sensação de peso ou inchaço, fadiga e cansaço, por exemplo

Folha Vitória
Foto: Beatriz Gaudio
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Segunda-feira é o dia internacional do início das dietas. Mas antes de pensarmos em uma alimentação adequada, nós devemos avaliar e observar como anda a nossa digestão. De acordo com especialistas, sem uma boa digestão os alimentos não serão metabolizados e absorvidos corretamentem e, por isso, não cumprirão com o objetivo de nutrir o nosso corpo.

A nutricionista Beatriz Gaudio explicou que, segundo a Medicina Ayurvedica (Medicina Milenar Indiana) quem comanda a digestão é o Agni (fogo digestivo). "O Agni incompetente leva a uma má digestão e formação de toxinas que chamamos de Ama no tubo digestivo. Estas toxinas podem “transbordar”, e acometer os tecidos orgânicos até causar desequilíbrios graves (doenças)", disse. 

A especialista explicou que esses desequilíbrios causam alguns sintomas, por isso é importante estar atento aos sinais do corpo. 

"O aumento dessas toxinas, pode trazer alguns sintomas como: sensação de peso ou inchaço, fadiga, preguiça, fraqueza, salivação, má digestão, falta de apetite, flatulência (gases), constipação, obstrução dos canais e uma língua com cobertura espessa, pegajosa e gordurosa", explicou. 

Para controlar a digestão e amenizar os sintomas, Beatriz compartilhou a receita de um chá digestivo, que pode ser consumido após as refeições e sempre que ocorrer algum desconforto digestivo. Ele pode ser tomado a qualquer hora do dia, incluindo a noite, pois não contém cafeína.Veja a receita abaixo: 

Chá para ajudar a equilibrar o sistema digestivo

Ingredientes:

1 xícara de sementes de erva doce 

¼ de xícara de sementes de cominho 

½ xícara de sementes de coentro.

Modo de Preparo da mistura: 

Aqueça a frigideira a seco no fogo. Quando ela estiver moderadamente quente (sem estar soltando fumaça) adicione as especiarias e toste durante 2 a 3 min. Estará bom quando sentir aquele aroma maravilhoso no ar. Desligue o fogo. Reserve até esfriar e então guarde em um pote de vidro com tampa, preferencialmente.

Modo de Preparo do Chá:

Ferva a água, a cada xícara de água acrescente 1 col de chá da mistura, e deixe ferver durante alguns minutos, em torno de 3 a 5 min. Desligue o fogo e está pronto. 

Últimas