Folha Vitória Exercícios físicos durante a TPM alivia dores e desconfortos

Exercícios físicos durante a TPM alivia dores e desconfortos

O ideal, neste período, é buscar uma prática que possa trazer conforto e prazer

Folha Vitória
Foto: pexels
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Já ouviu alguma mulher dizer que não ia praticar exercício porque estava desconfortável com os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM)? Isso acontece com frequência, mas deveria ser exatamente ao contrário, pois além de benefícios físicos, como alívio dos desconfortos provocados pela menstruação, as atividades também promove bem-estar mental, aliviando o estresse característico desse período.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que até 90% das mulheres convivem mensalmente com pelo menos um dos sintomas físicos ou emocionais da TPM. A ginecologista e sexóloga, Lorena Baldotto, explica que a TPM acontece sempre alguns dias antes da menstruação chegar, em algumas mulheres o período pode ser bem longo e perdurar durante a menstruação. “Como o sobe e desce de hormônios o problema não segue uma matemática exata, os incômodos que aparecem em um mês podem dar lugar a outros no ciclo seguinte, mas geralmente eles tendem a se repetir”, disse ela.

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

De acordo com o educador físico, Matheus Dias, no período menstrual, a mulher passa por diversas mudanças, físicas e mental, tudo por conta da queda de alguns hormônios, (estrógeno e a serotonina), que são responsáveis por produzir a sensação de satisfação e bem-estar. Isto é, a mulher pode ficar mais emotiva e fisicamente indisposta.

“Antes de buscar a atividade somente para se manter em forma e para reduzir o peso corporal é muito importante saber dos benefícios terapêuticos provocados pela liberação das endorfinas produzidas através da sua prática. As endorfinas tem papel fundamental durante as fases de desconforto emocional e físico feminino, induzindo ao relaxamento e à sensação de bem-estar”, disse ele.

Matheus disse também que não tem uma atividade específica para esse fim, que o ideal é buscar uma prática que lhe traga conforto e prazer para ser executada. Exercícios como ioga e práticas de respiração, podem contribuir para uma diminuição de pontos de tensão no corpo, ajudando nos picos de irritabilidade, ansiedade e agressividade. Mas está ok se a preferência for por exercício de força, e treinos aeróbios, o importante é se sentir bem e liberar os hormônios que devem ser ativados para a melhora dos sintomas.

Por que o comportamento muda durante a TPM?

De acordo com a psicóloga Camila Carvalho, a TPM é uma doença de origem psicossomática, ou seja, apresenta sintomas físicos. Segundo ela, em alguns casos pode ser necessário o tratamento com medicamentos, porém, muitas mulheres conseguem aliviar os sintomas com a prática de exercício físicos e adoção de hábitos alimentares saudáveis.

“Durante o ciclo menstrual ocorre assim uma série de alterações físicas importantes nos níveis dos hormônios sexuais liberados pelo organismo da mulher que podem deixá-la mais sensível neste período. As mulheres tem como característica acumular e oprimir sentimentos negativos no decorrer do mês. Mas, quando estão na TPM há um descontrole emocional em que estes sentimentos tendem a ficar mais aflorados, isso devido a alteração de humor desencadeada nesta fase”, disse ela.

Últimas