Folha Vitória Fapes oferta mais de 200 bolsas para cursos de mestrado e doutorado no ES

Fapes oferta mais de 200 bolsas para cursos de mestrado e doutorado no ES

A oferta é de 150 bolsas de mestrado, durante 24 meses, e 75 de doutorado, por até 48 meses

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os programas de pós-graduação capixabas que mantêm cursos de mestrado e de doutorado estão com inscrições abertas até o próximo dia 30 de novembro, e concorrer às cotas institucionais com bolsas ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). 

As chamadas públicas, lançadas nesta sexta-feira (06), fazem parte do Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação (Procap). A oferta é de 150 bolsas de mestrado, durante 24 meses, e 75 de doutorado, por até 48 meses. Somados, os recursos ultrapassam R$ 16 milhões.

Os coordenadores dos programas vinculados a instituições de pesquisa, faculdades e universidades capixabas devem submeter as propostas ao Procap pela Plataforma SigFapes. Toda a documentação necessária, assim como o procedimento de inscrição, está descrita nos editais nº 10/2020 (doutorado) e nº 11/2020 (mestrado), disponíveis no www.fapes.es.gov.br.

São mais de 100 cursos de mestrado e doutorado, acadêmicos e profissionais, ofertados pelos programas de pós-graduação presentes no Espírito Santo e pelas redes de parcerias com instituições de outros estados, que podem ser contemplados com as bolsas.

É importante ressaltar que a chamada pública é exclusiva para os cursos e não é possível submeter uma proposta enquanto aluno. Após a divisão da cota de bolsas, os mestrandos e doutorandos serão escolhidos pelos próprios programas de pós-graduação, geralmente de acordo com a classificação, para receberem o benefício.

Últimas