Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fevereiro começa com previsão de altas temperaturas e pouca chuva no Espírito Santo

Estado permanece sob fenômeno de bloqueio atmosférico, que impede a chegada de frente fria trazendo fortes chuvas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O calorão que foi sentido na última semana de janeiro não vai dar trégua em fevereiro. É o que preveem o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto Climatempo. De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Incaper, fevereiro faz parte do período chuvoso no Espírito Santo. No entanto, o mês apresenta uma característica particular que a meteorologia chama de "veranico". Esse fenômeno é um processo de ausência ou diminuição das chuvas por um período de, no mínimo, quatro dias consecutivos, em comparação aos demais meses do período chuvoso do ano.

De maneira geral, o mês de fevereiro de 2021 deve seguir os padrões médios de chuva e de temperatura. Não são esperados grandes volumes de chuva e, por ser um mês em que, normalmente, chove pouco, a chuva deve ficar dentro da normalidade, com acumulados pouco expressivos. Em relação às temperaturas, em todo o Estado, a previsão é de que devem seguir elevadas e dentro da normalidade para esta época do ano.

O instituto prevê, para esta semana, chuvas esparsas em todas as regiões, exceto na região central e no litoral da região sul. Em virtude ao aumento da nebulosidade, as temperaturas durante o dia não devem subir muito, mesmo assim, o tempo seguirá abafado em todas as regiões. O vento sopra com moderada intensidade pelo litoral Nordeste e de moderado a forte entre o litoral sul e o litoral da Grande Vitoria (Vila Velha e Guarapari).

Para esta terça (02), o Incaper prevê pequenas áreas de instabilidade, em todo o Estado, devido a umidade marítima, transportada por ventos costeiros para o continente. As condições de tempo são de chuva em alguns momentos do dia, em todas as regiões.

Publicidade

La Niña

Já o Climatempo, informa que uma massa de ar seco predomina no Estado até quinta-feira (05) e inibe a formação de nuvens de chuva. Até sexta-feira (06) serão dias com bastante sol e muito calor. 

O clima do Sudeste este ano é influenciado pelo fenômeno atmosférico "La Niña", quando as águas do oceano Pacífico se resfriam e alteram a movimentação das massas de ar. É previsto um aumento acima da média de chuvas em toda a região Sudeste, com exceção do Espírito Santo, onde as frentes frias não conseguirão atingir. A tendência ´é que se repita o que foi sentido em janeiro, ou seja, que o território capixaba continue sob bloqueio atmosférico. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.