Folha Vitória Fragmentos de óleo são encontrados em praias de Aracruz

Fragmentos de óleo são encontrados em praias de Aracruz

Segundo a Prefeitura Municipal, foram encontrados fragmentos na Praia dos 15, Barra do Sahy, Santa Marta e Mar Azul. Uma análise do material será realizada

Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Aracruz/Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A Prefeitura Municipal de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, confirmou, na tarde desta quarta-feira (09), o registro de fragmentos de óleo em quatro praias do município. Foram encontrados na Praia dos 15, Barra do Sahy, Santa Marta e Mar Azul. 

Imagens encaminhadas para o Folha Vitória mostram equipes de voluntários recolhendo o material em uma das praias. Os conteúdos serão encaminhados para uma análise, que demonstrará do que se trata o material. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

A partir da situação, a prefeitura informou que entrou em contato com um grande comitê, envolvendo: a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o IBAMA, a Capitania dos Portos, o ICMBio, a UFES, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado e Ambipar, para realizar as ações de monitoramento no local. 

Além disso, foi encaminhada uma equipe para coleta do material  que será recolhido nos balneários do município. A partir disso, os espaços serão monitorados.  

A partir de uma análise prévia, o óleo encontrado possui uma composição densa, dessa forma, ele não permanece na superfície e é transportado pelas correntes do fundo do mar. Com isso, todo o material é levado para a faixa de areia da praia com o movimento das ondas.

A Semam informa que a origem do óleo ainda não foi identificada e orienta que o material não seja manuseado. A pessoa que avistar fragmentos do óleo informe o local onde foi encontrado a Semam, através do telefone (27) 997714462.

LEIA TAMBÉM: ES recebe dois alertas de tempestade de granizo. Veja a lista de cidades 

Últimas