Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FV Currículos: plataforma ajuda a elaborar o seu currículo profissional online. Saiba mais!

A ferramenta desenvolve páginas exclusivas, personalizadas, responsivas, com edição, layout e compartilhamento facilitados para cada usuário

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O jornal online Folha Vitória começou o ano com novidade para quem procura uma vaga no mercado de trabalho. O FV Currículos é uma plataforma para ajudar os profissionais na elaboração de currículos com competências e expertises estratégicas, além de dispará-los para os empregadores em diversos setores. 

ACESSE AGORA A PLATAFORMA CURRÍCULOS FV

A ferramenta desenvolve páginas exclusivas, personalizadas, responsivas, com edição, layout e compartilhamento facilitados para cada usuário, além de integrar os currículos com a busca do Google e todas as soluções de empregabilidade disponíveis online, apresentando o candidato no melhor formato, informações e disponibilidade para os recrutadores, promovendo mais empregabilidade e prestação de serviço à sociedade. 

Além disso, a visibilidade será permanente, com a possibilidade de fazer atualizações que estarão disponíveis até mesmo para quem está avaliando a contratação.

Publicidade

O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador da área de currículos, Flávio Cavalcante, destaca que apenas cadastrar o currículo em uma base de dados não é o suficiente para alcançar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho, já que a tecnologia é uma ferramenta, um meio, não a solução em si. 

"Claro que sites que conglomeram currículos são excelentes. Contanto que seu currículo seja bom senão ele será só mais um. Portanto, tenha o objetivo de elaborar um currículo atraente", reforça.

Publicidade

Cavalcante diz que muitos ainda cometem erros por não focarem no público-alvo. "O currículo é a carta de apresentação, o cartão de visitas, é o rosto de quem quer entrar numa empresa. Se você se dirige para o setor de gestão de pessoas, tente focar na área acadêmica, indicando, por exemplo, cursos de pós-graduação e especialização. Se você for um colaborador dirigindo-se ao gestor imediato, foque na sua experiência no mercado, o que de destaque você realizou por onde passou, alguma ideia ou atitude que fez a diferença", aponta.

Currículo e redes sociais

Publicidade

Na era da interatividade e da internet, um bom currículo, além de ser objetivo e direto, também não deve esquecer de dialogar com as redes sociais. A consultora de desenvolvimento organizacional Roberta Kato, responsável pelo blog Gente e Gestão, aponta que um currículo assim leva vantagem ao unir informações básicas com aquilo que o candidato se expressa no ambiente virtual. "`É interessante que se acrescente um hiperlink em seu currículo para uma rede especializada como o LinkedIN ou para um perfil profissional. Pois assim, quem o analisa terá uma gama maior de informações e isso sempre é vantajoso", desenvolve.

Com essa ligação, o currículo acaba se transformando num grande portfólio eletrônico. "Por meio das interações numa rede especializada a partir deste currículo, o recrutador pode, por exemplo, colher impressões de colegas de trabalho daquela pessoa em outra empresa", aponta. Roberta avalia que isso enriquece o currículo pois além de meramente trazer uma lista de habilidades e qualificações, também permite que o empregador saiba a maneira como o profissional se comportava e interagia no último trabalho. E num mundo onde cada vez mais é necessário saber conviver com pessoas das mais diversas opiniões e atitudes, essas informações contam como validação social.

Ambiente online

A imagem do candidato percorrendo a cidade e deixando cópias de currículos no setor de recrutamento das empresas vai ficando cada vez mais no passado. "O currículo online já virou regra e o aumento do seu uso foi algo anterior à pandemia e a chegada das medidas de isolamento social. Aqui na consultoria, reparamos que, desde 2017, é cada vez mais raro receber currículos impressos", relembra.

Assim, usar o recurso da internet fica sendo obrigatório para quem procura um lugar no mercado. E, na hora de destacar o próprio currículo, há uma gama de ferramentas à disposição no ambiente online.

"A grande vantagem de uma ferramenta como o FV Currículos é que ela permite mais agilidade pois dispara para diversos recrutadores simultaneamente. Assim, não é necessário que o interessado vasculhe site por site para se cadastrar e enviar o seu currículo", aponta Roberta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.