Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Garagem de condomínio residencial em Cariacica é interditada pela Defesa Civil

Defesa Civil identificou que o local já tem histórico de problemas estruturais e, atualmente, apresenta trincas na laje do piso do estacionamento, entre outros riscos

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A garagem do Edifício Residencial Mochuara, localizado no bairro Rio Branco, em Cariacica, foi interditada pela Defesa Civil no final da tarde desta quinta-feira (06). Os moradores foram impedidos de entrar com os carros.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Defesa Social de Cariacica , na quarta-feira (05), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariacica realizou uma vistoria no Residencial Mochuara a pedido do síndico do edifício com o objetivo de verificar as condições de segurança, estabilidade e salubridade do estacionamento. 

LEIA TAMBÉM:

>> Garagem de condomínio é isolada pela Defesa Civil em Cariacica

Publicidade

>> Após interdição, Justiça determina que construtora providencie estacionamento de prédio em Cariacica

Ainda segundo a secretaria, a equipe da Defesa Civil identificou que o local já tem histórico de problemas estruturais e, atualmente, apresenta trincas na laje do piso do estacionamento, desnivelamento de lajes, formação de poças sobre a laje superior, descolamento de parede de fechamento, ferragens expostas, entre outros problemas.

Publicidade

Um dos moradores do Residencial Mochuara, que preferiu não se identificar, contou que o comunicado pegou a todos de surpresa. 

“Inicialmente falaram que só iriam interditar três vagas, mas depois anunciaram a interdição total. Quem estava chegando do trabalho não pôde mais entrar. Disseram que a estrutura está apresentando risco”.

Publicidade

Por conta da situação, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariacica classificou o risco estrutural do local como risco alto, o que pode acarretar a continuação do aparecimento de novas falhas e eventos que podem levar a estrutura da garagem ao colapso parcial ou total. 

Por nota, a Defesa Civil de Cariacica informou que orientou a interdição imediata do local, com retirada dos veículos e a proibição do trânsito de automóveis de moradores, de funcionários e de outras pessoas com o intuito de garantir a segurança física e material das pessoas e de seus bens, além da contratação, em caráter de urgência, de um profissional técnico/empresa habilitado para definir e orientar os ensaios/testes necessários, buscando a identificar as causas da recorrência das patologias, a fim de confeccionar laudo e projeto especifico de escoramento e recuperação de toda a estrutura.

Na noite desta quinta-feira (06), as ruas do entorno do residencial já começavam a ser ocupadas pelos veículos dos moradores.

“Tem carro para tudo quanto é lado. Gente estacionando ao lado do Estádio Kleber Andrade, ocupando todas as ruas daqui e chegando inclusive perto da BR 262”, disse o morador.

Ele teme prejuízos, já que os carros estão nas ruas e próximos a um terreno ocupado por moradores de rua e usuários de drogas. 

“Em 2016, a empresa responsável, a construtora PDG, ainda estava funcionando e iria se responsabilizar pelos reparos e por providenciar um estacionamento. Agora que não tem mais, ela pediu recuperação judicial naquela época. Fica a nossa preocupação”.

Interdição em 2016

Em 2016, a garagem do residencial também chegou a ser interditada. Na época, moradores informaram que a Defesa Civil foi acionada, esteve no residencial e isolou a área por motivos de segurança. No local, em alguns pontos a parte superior do estacionamento se sustentava através de escoras feitas de metal. Inúmeras rachaduras também foram encontradas. Além disso, uma laje estava cedendo.

A reportagem não conseguiu fazer contato com a construtora responsável pelo empreendimento. Assim que conseguirmos a reportagem será atualizada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.