Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Garagem interditada em condomínio de Cariacica tem 685 vagas e já foi isolada em 2016

Na noite desta quinta-feira (06), as ruas do entorno do residencial já começavam a ser ocupadas pelos veículos dos moradores

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mais uma vez, os moradores do Edifício Residencial Mochuara, localizado no bairro Rio Branco, em Cariacica, foram surpreendidos ao chegarem em casa, no final da tarde desta quinta-feira (06), e serem impedidos de entrar com os carros. Isso porque a garagem do condomínio foi interditada pela Defesa Civil.

A situação é semelhante ao que aconteceu no local em 2016. Na época, a garagem do residencial também chegou a ser interditada. Moradores informaram, na ocasião, que a Defesa Civil foi acionada, esteve no residencial e isolou a área por motivos de segurança. No local, em alguns pontos a parte superior do estacionamento se sustentava através de escoras feitas de metal. Inúmeras rachaduras também foram encontradas. Além disso, uma laje estava cedendo.

Sobre a interdição realizada nesta quinta, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Defesa Social de Cariacica, na quarta-feira (05), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariacica realizou uma vistoria no Residencial Mochuara a pedido do síndico do edifício com o objetivo de verificar as condições de segurança, estabilidade e salubridade do estacionamento, que possui 681 vagas para carros e 4 para motos.

Ainda segundo a secretaria, a equipe da Defesa Civil identificou que o local já tem histórico de problemas estruturais e, atualmente, apresenta trincas na laje do piso do estacionamento, desnivelamento de lajes, formação de poças sobre a laje superior, descolamento de parede de fechamento, ferragens expostas, entre outros problemas.

Publicidade

Um dos moradores do Residencial Mochuara, que preferiu não se identificar, contou que o comunicado pegou a todos de surpresa. “Inicialmente falaram que só iriam interditar três vagas, mas depois anunciaram a interdição total. Quem estava chegando do trabalho não pôde mais entrar. Disseram que a estrutura está apresentando risco”.

Por conta da situação, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariacica classificou o risco estrutural do local como risco alto, o que pode acarretar a continuação do aparecimento de novas falhas e eventos que podem levar a estrutura da garagem ao colapso parcial ou total.

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Por nota, a Defesa Civil de Cariacica informou que orientou a interdição imediata do local, com retirada dos veículos e a proibição do trânsito de automóveis de moradores, de funcionários e de outras pessoas com o intuito de garantir a segurança física e material das pessoas e de seus bens, além da contratação, em caráter de urgência, de um profissional técnico/empresa habilitado para definir e orientar os ensaios/testes necessários, buscando a identificar as causas da recorrência das patologias, a fim de confeccionar laudo e projeto especifico de escoramento e recuperação de toda a estrutura.

Sem local para estacionar

Publicidade

Na noite desta quinta-feira (06), as ruas do entorno do residencial já começavam a ser ocupadas pelos veículos dos moradores. “Tem carro para tudo quanto é lado. Gente estacionando ao lado do Estádio Kleber Andrade, ocupando todas as ruas daqui e chegando inclusive perto da BR 262”, disse o morador.

Ele teme prejuízos, já que os carros estão nas ruas e próximos a um terreno ocupado por moradores de rua e usuários de drogas. “Em 2016, a empresa responsável, a construtora PDG, ainda estava funcionando e iria se responsabilizar pelos reparos e por providenciar um estacionamento. Agora que não tem mais, ela pediu recuperação judicial naquela época. Fica a nossa preocupação”.

O outro lado

A reportagem não conseguiu fazer contato com a construtora responsável pelo empreendimento. Assim que conseguirmos a reportagem será atualizada. Também tentamos contato com o síndico do residencial, mas não conseguimos retorno até a publicação desta matéria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.