Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Genética ou cansaço? Saiba como identificar os tipos de olheiras

Acompanhamento profissional é fundamental para indicar o melhor tratamento para cada tipo de olheira

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As olheiras são, basicamente, um excesso de vasos sanguíneos ou melanina acumulados na pálpebra inferior. Esse é um probelma que costuma incomodar muita gente, mas o que mitos não sabem é que, tanto as causas quano os tipos de olheiras, podem ser diversos. 

De acordo com a enfermeira esteta Gabriela Pedrosa, da Unna Estética, existem quatro tipos de olheiras: estrutural, pigmentada, vascular e mista, e há tratamentos para todas elas. As causas mais comuns são:

- históricos familiares;

- exaustão;

Publicidade

- falta de sono;

- alergias;

Publicidade

- coçar os olhos;

- exposição excessiva ao sol. 

Publicidade

Entenda quais são os tipos de olheiras

Segundo Gabriela Pedrosa, cada tipo de olheira tem características bem marcantes, como a coloração e profundidade, que são determinadas pela sua causa. Entenda:

Estruturais: são aquelas causadas pela perda de elasticidade natural da pele, cuja flacidez cria bolsas na região, mudando a sua tonalidade. 

Pigmentadas: são as mais escuras (geralmente amarronzada), causadas pelo ao acúmulo de melanina na região. 

Vasculares: variam a tonalidade, indo do rosa ao arroxeado e existem devido ao excesso de retenção de líquido, má circulação sanguínea e ao acúmulo de hemoglobina na região dos olhos. 

Mistas: são as mais comuns e se caracterizam pela associação de mais de um tipo.

A especialista alerta sobre a necessidade do acompanhamento de um profissional, que irá indicar o melhor tratamento para cada tipo de olheira.

“A prioridade é melhorar a circulação na região e cada tipo de olheira reage de forma diferente aos tratamentos, por isso não tem como determinar apenas uma solução. Entre os mais realizados estão a ozonioterapia, laser, luz pulsada, preenchimento e fios de colágeno”, explica Gabriela Pedrosa.

Veja como prevenir o surgimento de olheiras

Quem tem interesse em prevenir o surgimento de olheiras, que é dos mais comuns problemas de beleza, pode seguir algumas recomendações da especialista: 

- evitar coçar a área dos olhos, para não correr o risco de romper os vasos sanguíneos da região;

- ter uma boa noite de sono;

- retirar corretamente a maquiagem;

- não esquecer da hidratação e uso do filtro solar. 

“É mais fácil a prevenção quando as olheiras não são hereditárias. Mas, até nestes casos, os cuidados amenizam bastante o problema”, orienta a enfermeira esteta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.