Folha Vitória Golpistas usam foto de capixaba para pedir dinheiro em app; vítima conversou com bandido pelo telefone

Golpistas usam foto de capixaba para pedir dinheiro em app; vítima conversou com bandido pelo telefone

O homem ainda utilizou fotos dos filhos da mulher, três menores de idade, para realizar os golpes no aplicativo e alegou que tudo era apenas um 'mal-entendido'

Folha Vitória
Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Uma capixaba foi vítima de um golpe pelo aplicativo de pagamentos PicPay. Foi por meio da irmã que ela descobriu que bandidos usaram uma foto dela com os filhos para pedir dinheiro na plataforma.

"Minha irmã estava na minha casa comigo e recebeu uma mensagem falando que um amigo fez uma doação para uma pessoa, através de um aplicativo. Mas ele achou estranho, porque a pessoa estava usando a minha foto e dos meus filhos, que são menores de idade", contou a vítima, que não quis se identificar.

Assim que soube do golpe, a mulher alertou os amigos, entrou em contato com o aplicativo e registrou um boletim de ocorrência. Mas também resolveu investigar o caso por conta própria e até conversou com o bandido por telefone. Segundo o homem, tudo não passou de um mal-entendido. 

Para o delegado Brenno Andrade, essa é mais uma desculpa que golpistas usam para tentar ganhar dinheiro. Segundo a polícia, quem usa dados de outra pessoa para obter vantagens pessoais está cometendo crime de estelionato e pode ficar até cinco anos preso. Já aqueles que utilizam os dados e, mesmo assim, não pedem dinheiro ou nenhum tipo de benefício pessoal, também estão cometendo um crime.

O delegado ainda alerta que é preciso ter cuidado com o que é postado nas redes sociais. Mesmo que o perfil falso seja apagado, é possível saber a origem dele e identificar o criminoso.

* Com informações da repórter Talita Carvalho, da TV Vitória / Record TV

Últimas