Google aciona dicionário após Anitta reclamar de definição de 'patroa'

A empresa explicou que significados pesquisados no buscador são de um dicionário independente que foi notificado para aplicar um significado melhor apropriado ao termo

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Após reclamações de Anitta sobre a definição do termo "patroa" no dicionário do Google, a empresa divulgou uma nota à imprensa nesta quinta-feira (10) para explicar o seu posicionamento.

No comunicado, o Google disse que não tem controle das definições, já que buscam parceiros para realizá-las de forma mais rápida, mas destacou entrou em contato com o dicionário Oxford Languages, responsável pelos significados das palavras, para fazer a correção.

Ainda, o glossário estaria trabalhando para garantir que todas as informações sejam apropriadas.

Nesta quarta-feira (09), a Anitta gravou uma série de vídeos reclamando da diferença entre os significados de "patroa" e "patrão" no dicionário do site. O que "irritou" a cantora foi que o gênero feminino da palavra era definido por "dona de casa".

- Vocês estão prontos para ver uma coisa chocante? Vou mostrar para vocês! Mano, que p***a é essa? Vá para a p***a que pariu! Patroa é o c***e do feminino da mesma coisa que está escrito lá no patrão. Dona e proprietária do c***e que eu quiser! Eu, hein! Mano do céu. Não estou acreditando que isso está no nosso dicionário, gente. Não estou acreditando. 

Confira a nota do Google na íntegra:

Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, neste caso da Oxford Languages. Embora não tenhamos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros, agradecemos as preocupações dos usuários e já transmitimos ao responsável pelo conteúdo. A Oxford Languages está trabalhando para garantir que todas as informações sejam apropriadas.

*Com informações do Portal R7!