Folha Vitória Governo do ES diz que não vai receber pacientes de Mato Grosso do Sul infectados com covid-19

Governo do ES diz que não vai receber pacientes de Mato Grosso do Sul infectados com covid-19

A Sesa informou que não houve um pedido formal, mas sim um contato telefônico entre as duas secretarias dos estados, e que foi apenas uma sondagem

Folha Vitória
Foto: Diego Simão/TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que o Espírito Santo não vai receber pacientes do Mato Grosso do Sul, internados com covid-19.

Por meio de nota, a Sesa informou que não houve um pedido formal, mas sim um contato telefônico entre as duas secretarias dos estados, e que foi apenas uma sondagem.

A Sesa destacou ainda que o Espírito Santo vive um momento de recuperação da curva de casos e uma estabilização muito alta do número de pacientes internados em UTIs exclusivas para o tratamento da covid-19.

O anúncio de que o Espírito Santo havia se disponibilizado para receber pacientes do estado da Região Centro-Oeste do país foi feito pelo secretário de Saúde local, Geraldo Resende, em uma live nesta quarta-feira (02).

O Estado do Mato Grosso tem sofrido com uma forte pressão em seu sistema de saúde, em função da falta de leitos para abrigar os pacientes que desenvolvem a forma grave da covid-19. Segundo dados da Secretaria de Saúde local, atualmente 1.307 pacientes estão internados na rede hospitalar, sendo 759 em leitos clínicos (583 públicos e 176 privados) e 548 em leitos de UTI (417 públicos e 131 privados).

Na terça-feira (01), segundo a secretaria, a situação era ainda mais grave e foi registrado recorde na ocupação hospitalar, que só diminuiu de um dia para o outro em função das mortes registradas. Ainda segundo a secretaria, a lista de espera por um leito, no sistema de regulação de Mato Grosso do Sul, é de 278 pessoas.

Últimas