Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo do ES negocia compra de vacina com três laboratórios

Governador Renato Casagrande destacou que o lote será usado para reforçar a segunda etapa da imunização de pessoas com comorbidades

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O governo do Estado negocia com três indústrias a aquisição de novos imunizantes, além das 83.700 doses da vacina da Astrazeneca que o Espírito Santo vai receber na noite desta quinta-feira (06). O objetivo é ampliar a vacinação e, consequentemente, a proteção em pessoas com comorbidades. 

"Quando tiver concreto, o governador fará o anuncio. As industrias solicitaram sigilo e discrição na aquisição. Algumas negociações podem acabar sofrendo interferências", reforçou o secretário de Estado da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes. 

O governador Renato Casagrande destacou que o lote será usado para reforçar a segunda etapa da imunização de pessoas com comorbidades, seguindo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Leia mais: Veja quais documentos podem comprovar comorbidade para vacinação no ES

Publicidade

No Espírito Santo, segundo o Ministério da Saúde, há 598.246 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários: 401.670 com comorbidades, 148.611 com deficiência permanente e 47.965 são gestantes e puérperas.

Para a imunização dessas pessoas, foi feita a divisão em duas fases. O grupo prioritário, pertencente a primeira fase, inclui indivíduos entre 18 e 59 anos com Síndrome de Down, deficiência intelectual ou mental, doença renal crônica, fibrose cística e obesidade mórbida, além de gestantes e puérperas com comorbidades.

Publicidade

Ainda na primeira etapa, também serão imunizadas pessoas na faixa de 55 e 59 anos com deficiência permanente e que estejam cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Já na fase dois, haverá um escalonamento da faixa etária, sendo que o primeiro grupo a ser imunizado será o de pessoas entre 50 a 59 anos. Em seguida, as de 40 a 49 anos, de 30 a 39 anos e de 18 a 29 anos.

Publicidade

Na segunda etapa, receberão a vacina as demais pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).,

Lista das comorbidades

Diabetes

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial

Insuficiência cardíaca

Hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocartiopatias e Pericardiopatias

Doenças da Aorta

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênitas

Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

Doença cerebrovascular

Imunossuprimidos

Hemoglobinopatias

Obesidade mórbida

Síndrome de Down

Cirrose hepática 

Como comprovar?

No momento da vacinação, deverá ser apresentado um dos documentos abaixo relacionados, além do documento de identificação com foto:

I. Laudo médico;

II. Prescrição médica;

III. Declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento.

Poderão ser utilizados também os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde.

- A data do documento comprobatório deverá ser de 2018 em diante para condições permanentes;

- Para condições adquiriras e transitórias (gestantes e puérperas), os serviços de vacinação deverão reter a cópia de comprovação de 90 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.