Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo oferece 3 mil vagas para o Pré-Enem; inscrições começam nesta sexta

Oportunidades serão distribuídas por 50 escolas em 42 municípios do Estado e inscrições vão até o dia 25 deste mês

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Está se preparando para fazer o vestibular no final do ano? O governo do Estado abre, nesta sexta-feira (19), inscrições para processo seletivo do Pré-Enem. Serão ofertadas 3 mil vagas para estudantes do Ensino Médio, distribuídas em 50 escolas, em 42 municípios. Neste ano, o programa contou com aumento de 50% na oferta de vagas em relação ao ano anterior. O prazo para se inscrever é até o dia 25 de fevereiro.

O curso estará disponível de forma online, por meio do programa EscoLAR, com aulas transmitidas ao vivo de forma sincronizada, permitindo a interação entre alunos e professores. Os estudantes também poderão optar por assistir às aulas presencialmente na escola.

O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (18), pelo pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. Durante o anúncio, transmitido ao vivo pelas redes sociais, Casagrande destacou a importância do Exame Nacional do Ensino Médio para os estudantes. 

“Um bom resultado no Enem significa uma boa oportunidade de entrar na universidade que a pessoa quer. É uma grande oportunidade de se preparar sem custos. A educação é instrumento de geração de oportunidades. Ampliação dessas vagas mostra a preocupação do governo em incluir cada vez mais pessoas nas universidades”, disse. 

Continua após a publicidade

O secretário destacou as novas metodologias de ofertas das aulas. “No site do Programa Escolar terá o conteúdo do Pré-Enem, além das aulas on-line, ao vivo, que serão ministradas duas vezes por semana, podendo haver uma interação entre aluno e professor”, explicou. 

Inscrições

O edital que estabelece as normas e procedimentos será publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (19). As inscrições podem ser realizadas entre os dias 19 e 25 de fevereiro, por meio de um formulário.

Continua após a publicidade

Podem se inscrever os estudantes do Ensino Médio, matriculados no Ensino Regular; no Integrado à Educação Profissional (EMI); nas 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA); nos Centros e Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA/NEEJA), no ano de 2021; e os concludentes da 3ª etapa da EJA do ano de 2020.

Para a classificação do candidato serão considerados os seguintes critérios: 

Continua após a publicidade

- Ter cursado os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), ou equivalente, em escola pública;

- Ter cursado todo o Ensino Médio, ou equivalente, em escola pública; 

- Ser cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico); 

- Residir em região atendida pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Também será considerada a reserva de vagas que obedecerá a distribuição de 30% para pretos, pardos e indígenas (PPI), 10% para pessoas com deficiência (PcD) e 10% para concludentes da EJA Ensino Médio 2020.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.