Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo Buaiz cria centro de inovação no ES para desenvolver startups e agregar novas tecnologias

O objetivo é ajudá-las a implementar ideias e soluções inovadoras por meio de parcerias. A previsão é de que este hub de inovação passe a atuar oficialmente a partir do ano que vem, segundo o diretor Americo Buaiz Neto

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A inovação é fundamental para o crescimento e sobrevivência de uma empresa no mercado atual. Pensando nisso, o Grupo Buaiz passou a investir mais nessa área para agregar valor aos seus negócios e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias no Espírito Santo.

A novidade agora é a criação de um centro de desenvolvimento da inovação — o chamado hub de inovação. A ideia é ajudar startups a desenvolverem ideias e soluções inovadoras, por meio de parcerias.

"O futuro sem a inovação não existe. Por isso, buscamos trazer para o grupo essa filosofia", destacou o gerente de inovação da Rede Vitória e diretor do hub de inovação, Americo Buaiz Neto.

De acordo com o gerente, que será o diretor desse hub, a previsão é de que o centro de inovação comece a atuar, de maneira oficial, a partir do ano que vem. No momento, segundo Americo Buaiz Neto, o hub está em fase de elaboração e formação de equipe.

Publicidade

Além do diretor, integrarão esse hub um líder de inovação aberta e um líder de funding, responsável pela captação de recursos financeiros.

A ideia de ampliar os investimentos em inovação no Grupo Buaiz começou em meados do ano passado, quando Americo Buaiz Neto passou a atuar na busca de soluções inovadoras, por meio de uma pesquisa de mercado. 

Publicidade

"Entrei em contato com o Maely Filho, vice-presidente da MedSênior, que me disse como a empresa ampliou seus investimentos em inovação e o como isso resultou em um aumento significativo do seu faturamento. Para isso, eles contrataram uma consultoria. Fiquei encantado com o que me foi apresentado", contou o gerente da Rede Vitória.

A consultoria em questão foi feita pela Quantum4 Soluções de Inovação e pela Elo Group, que desenvolvem o trabalho em sociedade. Segundo Americo Buaiz Neto, as empresas do grupo — Buaiz Alimentos, Rede Vitória e Shopping Vitória — fizeram um investimento de aproximadamente R$ 610 mil para a contratação da consultoria.

Publicidade

"O resultado começou a vir rápido e tivemos um retorno milionário. Foram sete meses com essa consultoria e eu fiquei encarregado de organizar todas as reuniões. Sabíamos dos riscos envolvidos, mas eu tinha certeza de que daria certo. A MedSênior era a prova disso", destacou.

Ao longo desse período de consultoria, foram elaborados projetos que receberam o aporte financeiro do governo do Estado, por serem projetos que contribuem para o desenvolvimento da inovação no Espírito Santo.

Em seguida, foram estabelecidas parcerias com institutos de ciência e tecnologia e com startups, para que eles auxiliassem na adoção das tecnologias necessárias para a execução dos projetos.

O gerente da Rede Vitória explica que, de aproximadamente 60 projetos que o grupo tinha em andamento, foram priorizados três para serem desenvolvidos, todos com foco em inovação.

O próximo passo foi a elaboração do hub de inovação. A ideia é estabelecer parcerias com startups para ajudá-las no desenvolvimento de novas tecnologias.

"Agora, de fato, vamos procurar ajudar essas startups a crescerem. Nossa ideia é reunir tecnologias vistas em outras partes do Brasil para agregar ao negócio", destacou Americo Buaiz Neto.

"Todos os projetos a gente pretende que tenham um viés inovador. Além de agregar valor aos nossos negócios, isso contribuirá para o desenvolvimento de novas tecnologias para o estado", completou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.