Folha Vitória Hemoes registra baixo estoque de sangue. Saiba onde doar!

Hemoes registra baixo estoque de sangue. Saiba onde doar!

Um dos motivos para a queda nas doações foi a pandemia do novo coronavírus

Folha Vitória
Foto: Gabriela Molina / Folha Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A deficiência no estoque de sangue tem sido um problema ainda registrado no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes). A falta de sangue armazenado tem sido ocasionada devido a redução nas doações durante a pandemia da covid-19.

Tendo esse problema em vista, o Hemoes convida a população a transformar a doação de sangue um hábito. 

“Sugerimos sempre que cada um faça o exercício de se colocar no lugar do outro e pensar que em algum momento da vida pode ser ele ou alguém da família precisando de sangue. No Hemoes, nós só administramos um recurso, no caso, o sangue. Porque sangue ainda não se fabrica em laboratório nem se compra. É doado e a doação depende do espírito de solidariedade”, afirmou a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt.

Rachel pede para que as pessoas interessadas em fazer a doação compareçam à unidade mais próxima e reforça a importância de manter o estoque sanguíneo sempre reforçado, principalmente com sangue de fator RH negativo. A diretora também ressalta que homens podem doar sangue no período de dois e dois meses e as mulheres de três em três.

Nesta terça-feira (3) o Hemoes estava com apenas quatro bolsas de sangue A-, 145 bolsas de A+ e dez do tipo O-. Portanto, o nível de estoque de CH, grupo A e O, é considerado crítico. Para manter o armazém com uma quantidade segura são necessárias pelo menos 100 ou 120 doadores diárias, mas atualmente a arrecadação te sido de 70 doadores por dia.

Doação pós vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19)

Sobre as vacinas contra a covid-19 no Brasil, a diretora Rachel explica que a inaptidão é de dois dias para a vacina Coronavac e de sete dias para a vacina da Oxford/AstraZeneca, mas a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda vai divulgar a confirmação destes períodos.

Porém, não há uma ressalva para quem quiser doar e, em seguida, ser vacinado. “A pessoa que quiser doar antes de vacinar poderá doar e logo em seguida tomar a vacina. Não tem prazo para aguardar após a doação”, explicou Rachel Lacourt.

Quem pode doar

Antes da doação, os voluntários precisam passar por um período de triagem que avalia a condição de saúde do doador e verifica se o mesmo encontra-se preparado para a doação. Os interessados devem ter entre 16 e 69 anos, para os mais velhos, a indicação é de que a doação só pode ser realizada para quem fez a primeira doação até os 60 anos. Os menores de idade precisam de autorização de um responsável.

Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Doações de sangue na pandemia

Durante a pandemia, os atendimentos nas unidades estão sendo realizados mediante agendamento. A medida surge com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e evitar aglomerações nos centros. Caso um voluntário tenha sido diagnosticado com a covid-19, a doação deve ser realizada 30 dias após a descoberta e a pessoa não pode apresentar sintomas e quem estiver com algum sintoma gripal, não deve comparecer nos locais de doação.

Saiba onde doar:

Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe.
Telefone: (27) 3636-7920

Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº.
(anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)
Telefone: (27) 3218-9429

Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298, Centro.
Telefone: (27) 3264-6000

Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro.
Telefone: (27) 3717-2800

Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington.
Telefone: (27) 3767-7954

Últimas