Folha Vitória Idosos acima de 85 anos começam a ser vacinados em Linhares neste sábado

Idosos acima de 85 anos começam a ser vacinados em Linhares neste sábado

Para esse grupo prioritário foram disponibilizadas 645 doses do imunizante Coranavac, produzido pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã

Folha Vitória
Foto: Secom/Felipe Tozatto
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Neste sábado (20), Linhares começa a imunização contra a covid-19 de idosos entre 85 e 89 anos. Para esse grupo prioritário foram disponibilizadas 645 doses do imunizante Coranavac, produzido pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã.

A procura pela vacina deve ser feita de forma espontânea na sede da secretaria municipal de Assistência Social, no centro de Linhares, que funcionará no sistema drive-thru e também contará com um ponto fixo de vacinação. O horário para a aplicação do imunizante será das 9h às 16h, e mais de 15 servidores estarão envolvidos nesta nova etapa de vacinação.

A entrada da secretaria municipal de Assistência Social - e por onde os idosos deverão chegar para a vacinação, está localizada na Rua da Conceição (logo após a agência do INSS), com saída pela Rua Nicola Biancardi (em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco). Essa logística será aplicada para o drive thru e para o ponto fixo de vacinação, como forma de evitar aglomeração.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, caso algum idoso acima de 90 anos ainda não tenha recebido a primeira dose também poderá procurar o serviço para ser vacinado.

Como Vai Funcionar

Para receber a vacina, o idoso deve apresentar o Cartão do SUS, documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com endereço de Linhares e cartão de vacina. Outra recomendação é para que o idoso esteja com um acompanhante.

Além disso, para facilitar a aplicação da vacina, os idosos que optarem pelo drive-thru devem estar posicionados de forma a deixar o braço direito na janela – ou seja, no banco de passageiro ou no lado direito do carro.

O secretário municipal de Saúde Saulo Rodrigues Meirelles explica que este é o primeiro drive thru que a Prefeitura desenvolve para a vacinação contra a Covid-19. Ele comenta que a proposta é agilizar e dar maior segurança na vacinação dos idosos. “Recebemos mais doses nesta sexta-feira (19), o que permite o início da vacinação para os idosos com mais de 85 anos. Estamos trabalhando para que todos os idosos possam receber a vacina com a maior praticidade possível em Linhares”.

A secretaria municipal de Saúde destaca ainda não há previsão para o início da vacinação de idosos em outras faixas de idade ou de novos grupos prioritários. Essas definições dependem de orientação do Ministério da Saúde e do governo do Estado do Espírito Santo e do envio de novas doses.

Vacina em Linhares

Das 4.911 doses de vacina recebidas até agora, Linhares já utilizou 4.884 doses o que representa uma cobertura vacinal de 99,45% dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). 2.704 doses são do imunizante Coronavac e 2.180 da Astrazeneca. Já para a segunda dose, foram recebidas 1.823 doses e 880 já foram aplicadas.

Últimas