Inep anuncia que Enem Seriado será aplicado a partir de 2021

A partir da avaliação anual do novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) os estudantes poderão usar as notas no Enem Seriado para concorrer a vagas no ensino superior

Foto: Pixabay
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Nesta terça-feira (15), o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, apresentou mais detalhes sobre a proposta do Enem Seriado (Exame Nacional do Ensino Médio) , durante apresentação de dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O Enem Seriado é uma nova modalidade dos estudantes do ensino médio conquistarem uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Lopes explicou que a partir da avaliação anual do novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) os estudantes poderão usar as notas no Enem Seriado para concorrer a vagas no ensino superior.

As avaliações do novo Saeb serão realizadas anualmente, devem abranger todas as matérias e será censitário abrangendo todos os alunos das redes pública e privada. Todos os alunos, de todas as fases escolares, participarão do exame.

O desempenho no Saeb dos três anos do ensino médio deverão ser somados, para o Enem Seriado. Dessa pontuação, o estudante terá uma nota para concorrer a uma vaga em uma universidade.

O estudante que estiver no 1º ano do ensino médio em 2021 poderá fazer a a primeira prova do Saeb. Esse desempenho será somado ao de 2022 e 2023, para que esse aluno possa concorrer a uma vaga de ensino superior em 2024.

*Com informações do Portal R7