Inscrições abertas para curso online de coleta seletiva em Vila Velha

O objetivo é disseminar a prática no município, aumentando a consciência ambiental dos cidadãos de Vila Velha

Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Estão abertas as inscrições de condomínios interessados em receber gratuitamente uma consultoria especializada na implantação de coleta seletiva do lixo. A iniciativa é do Instituto Movive e faz parte do Programa Atitude Ambiental, financiado pela empresa Vale. O curso será online e personalizado, e acontecerá sob agendamento a partir da segunda quinzena de agosto. Podem participar condomínios localizados nos bairros Itapuã, Praia da Costa e Itaparica. Para isso, basta se inscrever pelo link https://forms.gle/72TQ7Tdqq343zcMH6.

As formações serão conduzidas pelos biólogos do Instituto Movive, Suellen Queiroz e Stéfano Dutra, que abordarão de um jeito fácil e prático o funcionamento da coleta seletiva no município canela-verde. A intenção é que o maior número possível de moradores do condomínio participe para que eles possam aprender e aderir à coleta seletiva, que começa em cada residência. Também será disponibilizado aos participantes o “Guia prático para iniciar a coleta seletiva sem dor de cabeça”, produzido pela equipe técnica do Instituto.

O objetivo, de acordo com Suellen é disseminar a prática no município, aumentando a consciência ambiental dos cidadãos de Vila Velha. “A coleta seletiva preserva o meio ambiente e gera renda para famílias de catadores de materiais recicláveis. Ainda existe muito desconhecimento nessa área, mas com informação é possível que mais pessoas tornem a separação do lixo seco e úmido um hábito dentro de casa”, acredita a bióloga.

O Programa Atitude Ambiental da Vale é uma ferramenta para realizar ações de educação ambiental, que tenham como base o desenvolvimento humano a partir da compreensão da sua relação com o meio ambiente de forma sistêmica.