Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

INSS inicia serviço de 'drive-thru' para entrega de documento nas agências do ES nesta segunda

Os segurados não receberão nenhum protocolo/recibo de entrega das cópias dos documentos. As cópias entregues nas agências não serão devolvidas aos segurados

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Os segurados do INSS no Espírito Santo já podem entregar as cópias dos documentos para cumprimento de exigências diretamente nas agências da Previdência Social. É o projeto Exigência Expressa que estará disponível em 28 unidades do INSS no estado e deverá ser agendado antes nos canais remotos, pelo telefone 135 ou no site e aplicativo Meu INSS.

“Funciona semelhante a um “drive thru”. O segurado coloca a cópia da documentação em um envelope e deixa na caixa, disponível na porta da Agência. Não há contato físico, o que garante a segurança nesse tempo de pandemia”, explicou a gerente da Agência do INSS em Vitória, Melânia Marques.

Dentro do envelope, além da documentação solicitada na exigência, deve haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação). Também deverá estar uma declaração de próprio punho assinada pelo segurado se responsabilizando pela autenticidade e veracidade das informações prestadas. As cópias devem estar legíveis e sem rasuras.

“Como as agências estão fechadas em função da pandemia do novo coronavírus, essa é uma opção pra quem está com dificuldade em anexar seus documentos pelo Meu INSS,” ressaltou a gerente. O envelope com a documentação pode ser entregue de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, mas antes o segurado deverá fazer o agendamento nos canais remotos do INSS (telefone 135 e site ou aplicativo Meu INSS) para a entrega.

Publicidade

O gerente executivo Wiliam Marinot explica que a Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares. As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço no INSS, mas durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para conclusão do processo.

Os segurados não receberão nenhum protocolo/recibo de entrega das cópias dos documentos. As cópias entregues nas agências não serão devolvidas aos segurados. Essa documentação vai ser escaneada e inserida no sistema. Depois disso, por medida de segurança, as cópias serão destruídas. Por isso, o INSS enfatiza que não aceitará documentos originais.

Publicidade

As exigências feitas aos segurados continuam podendo ser cumpridas através do Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares. O segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo para celular ou site Meu INSS e pelo telefone 135. A Exigência Expressa começou em São Paulo e está sendo ampliada para as demais regiões do país.

Do lado de fora do envelope, é necessário constar os seguintes dados:

Publicidade

– Nome completo do segurado;

– CPF do segurado;

– Endereço completo com CEP;

– Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá;

– Endereço de e-mail, se tiver;

– Data de entrega na agência. (Comunicação Social/INSS/ES).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.