Folha Vitória Instituto emite alerta laranja de chuva e ventos fortes para todo o ES até segunda-feira

Instituto emite alerta laranja de chuva e ventos fortes para todo o ES até segunda-feira

Segundo o Inmet, há risco potencial de chuva com volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos que podem variar de 60 km/h a 100 km/h

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para todos os 78 municípios do Espírito Santo, para o risco de chuvas intensas pelo menos até a manhã desta segunda-feira (2). O aviso meteorológico de perigo começou a valer no início da tarde deste domingo (1º) e segue até as 10 horas de segunda. O alerta também vale para o norte do estado do Rio de Janeiro.

Segundo o Inmet, nessas áreas há riscos potenciais de chuva com volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, que podem variar de 60 km/h a 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Também é recomendável obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os alertas do Inmet são classificados nas cores amarela (quando há perigo potencial), laranja (perigo) e vermelha (grande perigo).

Inpe

Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), emitiu um aviso de atenção para o risco de chuvas intensas e grande acumulado de chuva para 11 municípios do norte do Espírito Santo. 

O aviso é válido até as 9 horas desta segunda-feira para as cidades de Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e Vila Pavão.

Últimas