Folha Vitória Instituto emite alertas de chuva forte para 14 cidades do ES

Instituto emite alertas de chuva forte para 14 cidades do ES

Uma área de instabilidade vinda do centro-oeste do Brasil alcança as cidades do Espírito Santo na região de divisa com Minas Gerais

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam a possibilidade de tempestades em pelo menos 14 municípios da parte oeste capixaba, entre esta segunda (21) e terça-feira (22). Uma área de instabilidade vinda do centro-oeste do Brasil alcança as cidades do Espírito Santo na região de divisa com Minas Gerais.

O primeiro alerta já está em vigor e segue até as 23h59 desta segunda-feira. Segundo o Inpe, moradores de Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Mantenópolis devem ficar atentos nas próximas horas. O alerta, entretanto, não indica situações meteorológicas adversas, como raios e granizo. Mesmo assim, o Instituto alerta para chuvas fortes e ventania.

“Haverá condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva entre moderada a forte intensidade acompanhadas de raios e rajadas de vento. Em alguns pontos desta área os volumes de chuva deverão ser mais elevados”, esclareceu o Inpe.

Já na terça-feira (22), a chuva deve continuar em Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama e Irupi. Também deve chover de maneira intensa, com volumes de chuva significativos, nas cidades de Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado, segundo o alerta do Inpe, válido do meio-dia às 23h59 da terça-feira.

Apesar da previsão de chuva forte nessas regiões, a semana deverá ser de muito calor e tempo abafado para a maioria dos capixabas, segundo previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Veja como fica o tempo em todas as regiões do estado na terça-feira:

Na Grande Vitória, poucas nuvens e calor. Não chove. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 34 °C.

Na Região Sul, tempo abafado. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Vento moderado a forte no litoral. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 36 °C. Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 31 °C.

Na Região Serrana, tempo abafado. Previsão de pancadas de chuvas com trovoadas a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 33 °C. Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 31 °C.

Na Região Norte, poucas nuvens e calor. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde no oeste da região. Não chove. temperatura mínima de 24 °C e máxima de 35 °C.

Na Região Noroeste, tempo abafado. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 36 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 22 °C e máxima de 33 °C.

Na Região Nordeste, poucas nuvens e calor. Não chove. Vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 34 °C.

Últimas