Folha Vitória Intestino que não funciona? Conheça a suplementação que resolve o prolema

Intestino que não funciona? Conheça a suplementação que resolve o prolema

Especialistas orientam uma alimentação rica em fibras, hidratação e suplementação com probióticos e prebióticos

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Intestino que não funciona como deveria? Infelizmente, esta é a realidade de uma grande parte da população. É Provavel que você não saiba, mas ao longo da vida passam pelo seu intestino entre 7 e 10 toneladas de alimento. 

Alimentos de boa e má qualidade passam pelo seu trato digestivo, e infelizmente o nosso intestino não foi programado para receber a quantidade de produtos químicos que ingerimos atualmente.

De acordo com a nutricionista, Laís Coutinho, indivíduos que possuem uma alimentação pobre em nutrientes e que não se hidratam regularmente estão propícios a apresentarem desequilíbrio da flora intestinal conhecida como Disbiose.

A nutricionista disse ainda que não existe um padrão rígido para classificar a frequência normal do funcionamento intestinal, mas alertou que evacuar é importante pois reduz o risco de doenças intestinais, como câncer colorretal, de cólon e reto.

Dieta rica em fibras auxilia o funcionamento do intestino

A melhor maneira de conquistar um intestino que funcione corretamente é a inclusão diária de alimentos integrais e ricos em fibras, se hidratar diariamente, e não esquecer de acrescentar também na sua alimentação cereais como a aveia, cevada, chia, linhaça e farinha de arroz. 

Esses alimentos aceleram o trânsito intestinal, aumentando o volume das fezes e facilitando sua eliminação, combatendo a prisão de ventre. A administradora, Cristine dos Santos disse que sentia na pele as consequencias da prisão de ventre. Até que resolveu incluir as fibras na alimentação. 

"Sofri por muitos anos. Toda vez que viaja passava o passeio inteiro sofrendo as consequências desse problema, até que um dia, em uma consulta com uma nutricionista ela me indicou uma alimentação com mais sementes e água e também receitou suplementos a base de probióticos, desde então consegui controlar o problema, foi uma excelente solução e ganho de qualidade de vida", disse.

Solução na prateleira das farmácias 

A farmacêutica, Olga Martins, da Mônica Manipulação, disse que alguns suplementos merecem atenção quando o problema em questão é a dificuldade de ir ao banheiro. 

“Os probióticos são as bactérias benéficas do nosso organismo e os prebióticos são as fibras utilizadas por essas bactérias. O uso desses suplementos auxiliam na manutenção de um intestino saudável, causando menos inflamação, pois eles trabalham para que o intestino passe a funcionar de maneira saudável. Esse suplemento repõe a flora intestinal”, disse.

Hoje em dia esses suplementos podem ser encontrados para serem comercializados de diferentes maneiras e para os mais variados gostos. “Iogurte de probióticos e prebióticos, sachês efervescentes, chás, refrescos saborizados e também nas tradicionais cápsulas, todas essas são maneiras que encontramos de consumir estes suplementos que são manipulados, você não encontra em supermercados, mas em farmácias de manipulação”, disse a farmacêutica da Mônica.

Antes de usar qualquer suplementação é importante passar antes por consulta médica.

Entenda a diferença entre os suplementos

Probióticos

Estes melhoram a digestão e estimulam o bom funcionamento do intestino (Indicação principal). Também retardam o esvaziamento gástrico e reduzem o tempo do trânsito no intestino delgado; auxiliando no equilíbrio da flora intestinal; ajuda na fermentação de uma ampla variedade de carboidratos, incluindo a lactose e os açúcares vegetais; melhora o sistema imunológico, prevenindo doenças; contribui na redução de calorias.

Prebióticos

São microorganismos presentes no intestino que favorecem a multiplicação das bactérias benéficas à digestão.

Iogurte, sachês efervescentes, chás, refrescos saborizados e também nas tradicionais cápsulas.

Últimas