Folha Vitória Judoca capixaba Nacif Elias será o porta bandeira do Líbano na abertura da Olimpíada de Tóquio

Judoca capixaba Nacif Elias será o porta bandeira do Líbano na abertura da Olimpíada de Tóquio

O atleta de 32 anos vai ter a companhia de Ray Bassil, atleta olímpico de tiro, na solenidade que marcará o início da maior competição esportiva do mundo

Folha Vitória
Foto: Reprodução
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O judoca Nacif Elias, capixaba e que vai representar o Líbano nos Jogos de Tóquio-2020, foi escolhido como porta-bandeira da seleção libanesa na abertura oficial das Olímpiadas. O atleta de 32 anos vai ter a companhia de Ray Bassil, atleta olímpico de tiro, na solenidade que marcará o início da maior competição esportiva do mundo.

Esta será a segunda olimpíada do atleta da categoria 81 kg. Nascido no Espírito Santo, Elias já defendeu a seleção brasileira na modalidade, mas optou por se naturalizar libanês em 2013 e passou a representar o país no judô. Agora atleta da seleção do Líbano, o judoca se disse horado pela oportunidade de levar a bandeira do país na abertura. 

“Meu técnico Francoois Saade que me comunicou que o Comitê Olímpico Libanês me escolheu para ser a o porta-bandeira junto com a Ray Bassil. Me sinto honrado por ser escolhido para ser o porta-bandeira, em meio de vários atletas libaneses. Isto mostra o carinho e o reconhecimento que o Líbano tem por mim! Meu coração está em paz, tudo que eu podia fazer, foi feito, estou bastante focado e concentrado. Agora, é hora de dar o meu melhor e buscar esta medalha que eu sonho desde criança", declarou.

Nacif viaja para Tóquio no próximo dia 18 de julho. Ele iniciou sua preparação olímpica no Minas Tênis Clube, em seguida, na Turquia, onde treinou com o top 5 do ranking mundial, Albarak, medalhista em mundial, da mesma categoria e dentre outros adversários de outros países.

Em seguida, foi para Portugal, onde ele segue treinando nesta reta final. Nacif está tendo a oportunidade de treinar com a seleção de Portugal, dentre eles está o atual campeão mundial da categoria 100 kg e o seu adversário Anri Egutidze (-81kg), que foi bronze no campeonato mundial da Hungria. Para Nacif, está sendo ótimo para sua preparação. O judoca vem fazendo dois treinos diários pesado e muito produtivo. Um às 10h da manhã e o outro às 17h.

Ao chegar em Tóquio, para Nacif será apenas um momento de lapidação, mantendo o foco, parte técnica e condicionamento físico com a intenção de chegar na melhor performance possível. Ele está preparado para a guerra. Sua pesagem será no dia 26 de julho. Quem irá acompanhá-lo é seu técnico do Líbano, Francois Saade.

“Quero agradecer principalmente a Deus, que tem organizado minha vida, a minha família, que tem me ajudado no meu suporte, todos meus amigos que tem me dado força e me ajudado na minha “Vakinha Online”, contribuindo com o meu sonho olímpico, à imprensa por ter aberto às portas e ter me dado a oportunidade de dar entrevistas, aos parceiros e apoiadores e a minha equipe “Team Nacif Elias”, que me ajuda e me dá suporte na assessoria.”, concluiu.

Últimas