Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Laudo aponta baixa oxigenação da água como causa da morte de peixes na Serra

Na última terça-feira (18), peixes mortos apareceram no canal. A cena foi gravada e encaminhada para a reportagem do Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7


Folha Vitória
Folha Vitória

A morte de dezenas de peixes no canal São Patrício, localizado em Jacaraípe, no município da Serra, segue sendo investigada pela Prefeitura da Serra. Segundo laudos iniciais da análise do local, divulgados nesta segunda-feira (24), é indicado que o oxigênio na água está muito abaixo do esperado. 

Segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), índices menores que 5,0 mg de oxigênio por litro reduzem a capacidade de manter a vida aquática.

Na última terça-feira (18), peixes mortos apareceram no canal. A cena foi gravada e encaminhada para a reportagem do Folha Vitória.

Segundo o engenheiro ambiental André Novaes, a diminuição do oxigênio pode ter como causa diversos fatores, entre eles, substâncias adicionais na água. 


"Quando é lançado algum esgoto ou carga orgânica, que veio de área industrial, os microrganismos presentes no rio vão degradar a matéria orgânica e consumir oxigênio", destaca.

Outros parâmetros, como temperatura e turbidez da água, também estão sendo analisadas. A Prefeitura também informou ainda que, a Ambiental Serra, empresa responsável pela coleta e tratamento do esgoto do município, foi notificada e apresentará um laudo com análises.


Após as ações, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que, enviou uma equipe ao local para averiguar o ocorrido. 

Já a Cesan, informou por meio de nota que, na terça-feira (18), foi coletada amostra d'água para análise laboratorial, o resultado sairá em 20 dias. Além disso, afirmou que todo o esgoto coletado é tratado, devolvido e limpo ao meio ambiente e não oferece risco à vida aquática. 


Uma equipe técnica esteve o local para verificar a situação e constatou que a água apresenta coloração clara e ´límpida, sem aspecto visual de esgoto.

LEIA TAMBÉM: Cresce número de animais silvestres recolhidos em Linhares 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.