Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Linhares: 6 mil grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades serão vacinadas nesta sexta e sábado

A imunização ocorrerá nas 32 salas de vacinação do município, das 8 às 17 horas. As doses disponibilizadas serão da vacina da Oxford/AstraZeneca

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As mulheres gestantes e puérperas — que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias — com 18 anos ou mais e que não possuem comorbidades serão vacinadas contra a covid-19 nesta sexta-feira (7) e sábado (8), em Linhares, no norte do estado. Também receberão a primeira dose do imunizante, nos mesmos dias, as pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades.

A imunização ocorrerá nas 32 salas de vacinação da sede e do interior do município, das 8 às 17 horas. De acordo com a prefeitura, serão disponibilizadas em torno de 6 mil doses da vacina da Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz.

Para comprovar que é gestante, a mulher precisará apresentar, de preferência, um laudo médico ou do enfermeiro, ou cópia do cartão da gestante, podendo ser também exame laboratorial ou de imagem. Todos os documentos devem estar assinados e carimbados por profissional competente. 

Já para as puérperas, serão aceitos declaração/certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade.

Publicidade

Para as pessoas com comorbidades, de 50 a 59 anos, o procedimento para comprovar a doença pré-existente segue alguns critérios. A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares reforça que os laudos podem ter sido emitidos no prazo máximo de três anos.

A secretaria orienta que, para obter o documento que comprove a comorbidade, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde para a emissão do documento que comprove a doença pré-existente. Também tem validade o laudo assinado pelo médico assistente do paciente que será vacinado.

Publicidade

A Secretaria de Saúde informou ainda que as equipes de vacinação foram orientadas a não aceitarem laudos médicos sem especificações claras das condições e comorbidades descritas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO).

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explicou que o município segue todos os critérios determinados pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. “A nota aponta estratégias com objetivo de garantir transparência e fiscalização do grupo das comorbidades, como utilização do prontuário do paciente, cadastro prévio das pessoas no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI) ou outros documentos”, complementa.

Publicidade

Saulo lembrou que, por recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas só devem tomar a vacina contra covid 14 dias após tomarem a vacina de Influenza (gripe) e/ou outra do calendário de vacinação. Caso a puérpera ainda esteja amamentando, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares disse ainda que as equipes realizam a busca ativa de pacientes que fazem uso de, por exemplo, antidiabéticos e imunossupressores.

As comorbidades que fazem parte do grupo prioritário são as previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) e constam na Resolução 048.

Unidades abertas

Unidades de Saúde que estarão abertas nesta sexta (7) e sábado (8), no horário de 8 às 17h, para vacinação de gestantes e puérperas de 18 anos acima (sem comorbidades) e pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos, mediante apresentação de laudo.

Sede do Município:

- UBS Aviso

- UBS Araçá

- UBS Interlagos I

- UBS Interlagos II

- UBS CAIC

- UBS Shell

- UBS BNH

- UBS Lagoa do Meio

- UBS Jardim Laguna

- UBS São José

- UBS Linhares V

- UBS Nova Esperança

- UBS Planalto

- UBS Santa Cruz

- UBS Canivete

- UBS Conceição

- UBS Três Barras

- UBS Centro

- UBS Bebedouro

- UBS Residencial Rio Doce

Interior do Município:

- UBS Rio Quartel

- UBS Baixo Quartel

- UBS Perobas

- UBS Regência

- UBS Povoação

- UBS Pontal do Ipiranga

- UBS Farias

- UBS Guaxe

- UBS Bagueira

- UBS Humaitá

- UBS Japira

- UBS São Rafael

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.