Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Linhares tem a maior proporção de alunos infectados pelo novo coronavírus no ES

Ao todo, 16,5% dos estudantes do município testaram positivo para a covid-19, segundo o Inquérito Sorológico Escolar, divulgado nesta segunda-feira

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Linhares foi a cidade capixaba que concentrou a maior proporção de alunos infectados pelo novo coronavírus. Ao todo, 16,5% dos estudantes do município, localizado no norte do estado, testaram positivo para a covid-19. A constatação é do Inquérito Sorológico Escolar, divulgado na manhã desta segunda-feira (21) pelo governo do Estado.

A prevalência de alunos infectados em Marataízes, no litoral sul capixaba, não ficou muito distante da registrada em Linhares: 15%. Em seguida, aparece Vila Velha, com 12,3%, o município da Grande Vitória com a maior proporção de estudantes infectados. 

Em todo o Espírito Santo, a prevalência de alunos com covid-19 foi de 11,1%, sendo 11,3% na região metropolitana e 10,7% no interior.

Já entre os profissionais da educação (professores e profissionais de apoio), Colatina, na região noroeste, foi o município que apresentou a maior proporção de infectados: 11,3%, seguido de Cariacica (10%) e Linhares (9,5%). Em todo o estado, a prevalência de profissionais da educação com covid-19 foi de 7,8% — 8% na Grande Vitória e 7,4% no interior.

Publicidade

“Esse estudo identifica o passado. São estudantes e trabalhadores que, no período anterior à pesquisa, tiveram contato com a covid-19. Ressaltamos que o inquérito foi realizado durante todo mês de outubro, então algumas escolas tinham uma semana ou duas semanas de abertura, e muitas estavam fechadas. Estamos olhando para o que aconteceu na pré-abertura das escolas”, destacou médica infectologista Cristiana Costa Gomes, que participou da entrevista coletiva de apresentação dos dados do inquérito escolar.

O estudo teve o objetivo de estimar a prevalência de estudantes e trabalhadores da rede estadual, municipal e privada de Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo infectados pelo coronavírus. “Com essa estratégia, buscamos entender melhor e ter mais informações sobre a situação da covid-19, principalmente, a circulação do vírus na comunidade escolar, o que poderá favorecer, enquanto vigilância, na elaboração de protocolos e entender como fazer o enfrentamento em cada público”, ressaltou o gerente de Vigilância da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Orlei Cardoso.

Publicidade

Perfil Inquérito Sorológico Escolar

O perfil dos alunos infectados pela covid-19 no Espírito Santo, segundo o inquérito escolar, é composto, em sua maioria, por crianças de 7 a 14 anos (35,7%), do sexo feminino (53,5%), pretas ou pardas (70,9%), do Ensino Fundamental I (45,9%), de escolas municipais (57,4%).

Publicidade

O estudo mostra também que dos estudantes positivos, 37,9% foram sintomáticos, tendo cefaleia (61,2%), congestão nasal (32,6%) e tosse (32,6%) como os principais sintomas.

Em relação às características sociodemográficas dos estudantes, destacam-se como fatores que se relacionaram à positividade, o número de pessoas que coabitavam no mesmo domicílio, com 40,6% dos positivos morando com cinco ou mais pessoas, e o uso regular do transporte público, com 41,2% dos positivos que faziam uso regular.

>> Maior parte dos estudantes testados foram assintomáticos, aponta Inquérito Escolar

O perfil dos trabalhadores, como professores e profissionais de apoio, das Redes Estadual, municipais e privada, é formado por mulheres (73%), de 41 a 50 anos (33,8%), pretas ou pardas (62,8%), não docentes (51%), da rede municipal (47,4%).

Dos profissionais positivados, 65,1% foram sintomáticos, tendo cefaleia (55,1%), ageusia (53,5%) e anosmia (51%) como principais sintomas.

Já em relação às características sociodemográficas dos profissionais, o uso regular do transporte público (45,4%fizeram uso) foi um fator que se relacionou à positividade.

Inquérito Sorológico Escolar

O Inquérito Sorológico Escolar, com dados amostrais da comunidade escolar capixaba, foi realizado em 13 municípios do Estado que trazem a representação populacional capixaba. São eles: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Entre os municípios, 76 instituições de ensino, entre escolas particulares, estaduais e municipais foram sorteadas. Foram realizadas as coletas em 3.062 estudantes e 3.922 profissionais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.