Folha Vitória Linhas de ônibus que atendem praias param de circular a partir deste sábado no ES

Linhas de ônibus que atendem praias param de circular a partir deste sábado no ES

A medida é válida para todas as cidades litorâneas do Espírito Santo e está publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26)

Folha Vitória
Foto: Reprodução/TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O novo decreto do governo do Espírito Santo traz uma série de novas restrições para evitar a circulação de pessoas e, consequentemente, reduzir o contágio do novo coronavírus. Além da suspensão de atividades de ônibus Sistema Transcol, municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros a partir de domingo (28), algumas linhas já devem ser suspensas neste sábado (27).

Leia também: Ônibus do Transcol vão levar profissionais de saúde para o trabalho no Espírito Santo 

De acordo com o decreto, as linhas de transporte público municipal que atendem regiões de praias devem ser suspensas um dia antes do início das restrições totais. A medida é válida para todas as cidades litorâneas do Espírito Santo e está publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

Art. 16. Ficam suspensos os serviços de transporte público municipais destinados ao atendimento de praias no dia 27 de março de 2021.

Art. 17. A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - CETURB deverá adotar medidas para restringir as linhas que atendam as praias no dia 27 de março de 2021.

A reportagem do jornal online Folha Vitória procurou a Ceturb para saber se as linhas do Transcol serão afetadas, mas ainda não obteve resposta. A companhia também foi questionada sobre quais itinerários devem ser interrompidos.

Uma semana sem ônibus

O novo decreto suspende o transporte coletivo em todo o Espírito Santo a partir deste domingo (28) e segue até o dia 04 de abril. Além de atingir 100% dos coletivos do Sistema Transcol, a medida também proíbe a circulação do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual. Com isso, as rodoviárias serão fechadas durante o período. As cidades que possuem sistema de transporte coletivo municipal também deverão suspender as atividades. O transporte ferroviário de passageiros também ficará suspenso.

Leia também: Entenda quais serviços ficarão suspensos no ES a partir deste domingo

A decisão sobre o transporte coletivo foi tomada com objetivo de reduzir a interação entre as pessoas, visando a redução na transmissão da doença. No Serviço Metropolitano de Transporte Coletivo (Transcol), a redução de passageiros foi em média de 20%, quando o esperado para o período de quarentena era uma redução de 50%.

As Secretarias da Saúde (Sesa) e de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informaram que estão montando a logística para garantir que os serviços não sejam prejudicados pela suspensão temporária do transporte coletivo.

Últimas