Folha Vitória Lojas abertas e circulação de pessoas nas praias neste sábado

Lojas abertas e circulação de pessoas nas praias neste sábado

Na manhã deste sábado (03), foi possível registrar algumas lojas funcionando, mesmo sendo proibida e circulação nas praias

Folha Vitória
Foto: TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Para mostrar como seria a manhã deste sábado (03), após o pronunciamento do governador Renato Casagrande desta sexta-feira (02), a reportagem da TV Vitória / Record TV flagrou pessoas nas praias e lojas, que só deveriam abrir na próxima semana, funcionando. 

>> Confira regras do risco extremo para supermercados, shoppings, comércio, bancos e lotéricas no ES

No Polo Moda da Glória, em Vila Velha, foi possível encontrar lojas com portas abertas até a metade e até fila para comprar chocolate. Entretanto, a maioria dos comerciantes tentavam respeitar as regras do governo, de distanciamento e uso de máscaras. 

"Realmente a gente fica com alívio mas, em contrapartida, os ônibus estão parados. O comércio vai abrir porém não tem transporte para os clientes", desabafou a vendedora Karla Cristina. 

Já na praia, para aproveitar o calor que fez neste sábado, o movimento na areia estava mais controlado, porém poucas pessoas continuavam insistindo em utilizar sombrinhas e cadeiras - que estão proibidas. 

Entre o dia 16 de março até este sábado (03) já se passaram duas semanas desde a implementação de medidas e proibições mais duras. Mas, esse cenário vai mudar um pouco. A partir desta semana, as lojas poderão funcionar, porém com dias específicos. 

- Shoppings centers e comércios de rua poderão abrir três vezes por semana: quarta, quinta e sexta-feira. 

- Lojas de rua funcionarão das 10h às 18h. Já os shoppings, das 10h às 20h. 

Dos 78 municípios capixabas, 37 estão classificados no risco extremo, 39 no risco alto e dois no risco moderado. Não há nenhuma cidade no risco baixo. Na Grande Vitória, o atendimento nos bares segue suspenso, assim como as escolas. Os restaurantes poderão funcionar até as 16 horas. 

>> Confira quais atividades funcionam em cada região do ES com o novo Mapa de Risco

Em municípios classificados com o risco alto, os estabelecimentos poderão atender nos dias da semana e nas academias o números de alunos foi ampliado. As escolas só estão liberadas em municípios de risco moderado, como Ibitirama e Conceição da Barra. 

No pronunciamento, Casagrande ressaltou ainda que o fechamento serviu para reduzir as internações nos hospitais e anunciou a abertura de 500 novos leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19 ao longo de todo mês de abril. 

*Com informações da repórter Rafael Freitas da TV Vitória/Record 

Últimas