Folha Vitória Mãe é surpreendida ao encontrar foto e digital de outra criança no RG do filho no ES

Mãe é surpreendida ao encontrar foto e digital de outra criança no RG do filho no ES

Apesar de a foto e da digital estarem trocadas, nome e filiação estavam corretas; a Polícia Civil vai investigar o erro na emissão...

Folha Vitória
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Uma mãe foi surpreendida ao se deparar com a foto e a digital de outra criança no documento de identificação do filho, em Vitória. 

O caso aconteceu na Casa do Cidadão e, além do grave erro na impressão, a preocupação dela é: onde foram parar os dados corretos do filho?

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, a cantora Thainá Lopez explicou que tudo começou ainda em novembro, quando ela protocolou um pedido de RG para o filho Matias, de apenas cinco meses e meio. 

Após cumprir com todo o processo e esperar o prazo, na última quinta-feira (15), ela foi buscar o documento pronto.

Ao chegar na Casa do Cidadão, em Vitória, e pegar o documento, a surpresa: a foto do pequeno Matias estava errada. 

"Imediatamente a própria funcionária percebeu que havia um erro. Eu estava com o meu filho no colo! Ela viu a foto e logo admitiu que algo estava errado. Eu peguei o documento e vi também que não era a imagem do meu filho. Aí, a funcionária foi até os arquivos para pegar os dados que foram colhidos no dia 10 de novembro quando demos entrada na solicitação", contou a mãe.

Ao se deparar com os dados coletados, Thainá e a atendente da Casa do Cidadão perceberam que a coleta foi feita de maneira correta. 

Porém, ao comparar a digital coletada com a digital impressa no documento, mais uma surpresa: a digital também não era do Matias.

"A digital que estava no RG com a foto de outra criança também não era a do meu filho. Ou seja, o RG que seria entregue a mim, tinha os dados do meu filho (nome, filiação, data de nascimento e etc), mas tinha a foto e a digital de outra criança", disse Thainá inconformada com a situação.

Preocupação: onde estão os dados da criança?

Para além de um equívoco em um documento impresso, a preocupação de Thainá não é apenas com uma nova identidade, mas sim, o possível destino dos dados do filho dela, já que foram coletados, porém, não inseridos no documento correto.

"A gente quer saber onde foi parar essa digital. Imagina se a digital do meu filho, foi parar na identidade de outra criança? Digital é igual DNA, é para o resto da vida. Hoje, a nossa angústia, é justamento sobre isso. O sistema não soube responder e eu não me sinto segura se eu não tiver um documento que comprove que, de fato, que a digital do meu filho não foi usada em outro documento".

Ao questionar as atendentes sobre o destino da digital e da foto, Thainá afirmou que ninguém soube responder e que, inclusive, para que a foto do Matias fosse rastreada, segundo a atendente, seria necessário olhar cada foto manualmente.

A preocupação com a situação foi tanta, que a cantora decidiu relatar o caso nas redes sociais e postou um vídeo sobre todo o caso. Além da preocupação, fica também a revolta por uma falha tão grave na emissão do documento.

O que diz a Polícia Civil?

Em nota, a Polícia Civil, disse que vai investigar o erro na emissão do documento. Veja nota na íntegra:

A Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), informa que teve ciência do caso e abriu uma uma investigação interna para apurar o problema que teve no momento em que a cédula de identidade foi produzida e emitida.

Últimas