Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maioria dos estudantes ainda não realizou o recadastramento do Cartão GV Escolar

Procedimento é feito exclusivamente pela internet. Prazo termina no dia 31 de julho, depois disso, o cartão poderá ser bloqueado

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Desde 2020, o Cartão GV é a única forma para o pagamento das passagens nos ônibus do Sistema Transcol na Grande Vitória. A modalidade possui diversos tipos de cartão. Dentre eles, o Escolar, que deve ser recadastrado e regularizado anualmente.

O prazo para regularização do cadastro foi prorrogado para o dia 31 de julho. Isso porque cerca de 40 mil alunos que utilizam o Sistema Transcol ainda não realizaram o procedimento. O recadastro é feito exclusivamente pela internet, no site do GVBus, e é indispensável para que o aluno continue a usufruir do benefício. 

Inicialmente, o prazo se encerraria no dia 01 de julho. Entretanto, devido ao número elevado de alunos que ainda não realizaram o procedimento, o GVBus decidiu prorrogar a data, a fim de evitar transtornos aos estudantes. Esta é a última chance para realizar o recadastro, pois não haverá nova prorrogação. A partir do dia 06 de agosto, os cartões serão bloqueados.

A estimativa é que 59,8 mil estudantes façam o recadastramento, número baseado no histórico de cadastros anuais, anteriores à pandemia. “Nossa preocupação é que 65% dos alunos esperados não enviaram os documentos. Estimamos que mais de 25 mil alunos sequer acessaram nosso sistema”, explica o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Publicidade

Quem não realizar o recadastro terá o cartão bloqueado e só conseguirá desbloquear após regularizar a situação junto ao GVBus. Até agora, apenas 20,5 mil estudantes fizeram o processo. “Quando o aluno não faz a atualização cadastral, o cartão dele é automaticamente bloqueado, até que ele comprove que continua matriculado em uma instituição de ensino, tendo, dessa forma, direito ao benefício”, ressalta Elias.

A renovação dos cadastros deve ser realizada todo início de ano ou período letivo, de acordo com a categoria em que o aluno está cadastrado (Escolar, Escolar Gratuito e Escolar Gratuito com Comprovação de Renda) e com o grau de ensino em que ele está matriculado.

Publicidade

Tanto os estudantes de graduação quanto de pós-graduação, e nas categorias escolar, gratuito e gratuito com comprovação de renda, estão enquadrados nesses pré-requisitos para se cadastrar ou recadastrar, ou para fazer a recarga do Cartão GV.

Para mais informações, basta entrar em contato com o GVBus, por meio do chat do site, da Central de Ajuda, ou do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelos telefones 0800 028 1810 e 3145.2650 (para ligações feitas de celular), ou e-mail sac@gvbus.com.br. O SAC funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h e aos sábados, de 8h às 18h.

Publicidade

Pendências

Outra situação que preocupa o sindicato é a quantidade de alunos com pendências, ou seja, que não tiveram o cadastro concluído por divergências no preenchimento do formulário, falta de documentação e documentação ilegível. Por isso, os alunos que já se recadastraram precisam ficar atentos ao status de aprovação indicado no sistema.

Do total de atualizações de cadastros, 4,1 mil estão com pendências que se não forem regularizadas também vão gerar o bloqueio do cartão. “No caso dos cadastros pendentes, entendemos que estes alunos enviam a documentação e após nossa análise, não voltam a acessar o sistema para regularizar as pendências identificadas”, afirmou a gerente administrativa dos postos do GVBus, Herta Veiga Plaster Pedrini.

O GVBus enviou um e-mail para alertar esses alunos sobre a necessidade de acessar o sistema e acompanhar o status do cadastramento/recadastramento, mas poucos voltaram para verificar o problema.

Para acompanhar a situação cadastral, o aluno deverá acessar o site novamente, selecionar o botão “consultar status de aprovação do cadastro” e inserir o número do protocolo. O aluno receberá a informação se o cadastro foi aprovado, se está pendente ou foi negado. Em todas as situações, o sistema informará quais orientações o aluno deverá seguir para concluir o seu processo de cadastramento.

Escolas

Para os estudantes que acessaram o sistema, mas não conseguiram concluir o recadastro, um outro alerta: muitas instituições de ensino ainda não realizaram a atualização cadastral junto ao GVBus, o que impede que o estudante conclua o processo e realize a compra de novos créditos.

Neste caso, Herta explica que é necessário que o aluno entre em contato diretamente com a instituição de ensino antes de acessar o sistema novamente. “A primeira coisa que o aluno precisa saber é se a escola já atualizou o cadastro dela junto ao GVBus. Se a instituição de ensino estiver regularizada, o estudante já pode fazer o recadastro”, explica.

Cadastro/Recadastro

O processo de cadastro e recadastro do CartãoGV Escolar é 100% digital. Basta o aluno acessar o site do GVBus, clicar em “estudantes”, “cadastro ou recadastro”, escolher a categoria do cartão e informar se já é ou não cadastrado no GVBus.

É necessário preencher o formulário, que deverá ser assinado e carimbado pela instituição de ensino. No caso do cadastro, ainda é preciso selecionar em qual posto do GVBus irá retirar o cartão.

Posteriormente, com o formulário assinado, o aluno deverá digitalizar toda a documentação obrigatória, e acessar novamente o site do GVBus e dentro da sua categoria selecionar o botão “enviar arquivos digitalizados” para, em seguida, inserir o número do protocolo e anexar a documentação obrigatória.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.