Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais 28 casos de covid-19 são registrados em asilos do ES; 79 idosos já morreram

No total, 859 pessoas que moram ou trabalham nessas instituições já foram infectadas, segundo relatório do Ministério Público Estadual

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mais 28 casos de covid-19 foram registrados em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) no Espírito Santo, em uma semana. Com isso, o total de infectados nessas instituições subiu para 859, de acordo com o relatório semanal elaborado pelo Centro de Apoio Cível e Defesa da Cidadania (CACC) do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Do total de contaminados pelo novo coronavírus, 487 são idosos residentes dos asilos e 372 são funcionários dessas instituições. Entre o dia 21 e a última sexta-feira (28), foram registrados 17 novos casos entre os idosos e mais 11 entre os trabalhadores.

Já o número de óbitos dos residentes das instituições passou de 74 para 79, nesse período. Os cinco novos casos distribuíram-se entre os municípios de Colatina, Nova Venécia, Serra, com um óbito em cada, e Vitória, com duas mortes registradas.

Ainda de acordo com o relatório do CACC, a cidade de Baixo Guandu se destacou negativamente com mais idosos residentes nas instituições com o novo coronavírus. Não havia registro no relatório passado e agora apresentaram seis novos casos. Em Vitória foram nove novos casos registrados entre idosos residentes e outros três novos casos entre funcionários.

Publicidade

O levantamento indica ainda que Vila Velha e Vitória concentram o maior número de óbitos de idosos residentes nas instituições, com 21 e 14 casos, respectivamente.

Os municípios de Cariacica, Castelo, Irupi, Linhares e Viana seguem sem apresentar casos de contaminação de idosos em ILPIs. Já os maiores índices de casos de contaminação entre idosos residentes e funcionários foram verificados em Vitória e Serra. Em Vitória, foram nove novos casos entre os idosos, saltando de 67 para 76 infectados, e três entre os funcionários, de 46 para 49. No município da Serra foram dois novos casos entre os idosos residentes, saltando de 67 para 69 contaminados, e um novo casos entre os funcionários, passando de 49 para 50 contaminados.

Publicidade

O levantamento é elaborado pela equipe do Centro de Apoio Cível e Defesa da Cidadania, por meio das informações registradas pelas ILPIs em formulário eletrônico disponibilizado pelo Ministério Público Estadual.

O CACC possui registro de 94 instituições que respondem ao formulário, divididas em 36 municípios do Estado, sendo duas unidades públicas, 37 particulares sem fins lucrativos e 55 com fins lucrativos. Deste total apenas 17 não reportaram contaminação entre idosos ou trabalhadores até 28 de agosto.

Apenas quatro municípios não reportaram casos de Covid-19 nas instituições: Montanha, Mantenópolis, Santa Teresa e Iconha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.