Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 1,2 mil estudantes do Espírito Santo farão o Enem digital neste domingo

Embora a prova seja feita pelo computador, os candidatos precisarão se deslocar até os locais de prova. Na Grande Vitória, elas serão aplicadas em seis lugares

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital começa neste domingo (31). Candidatos que optaram por essa versão do exame farão, no dia, a prova de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No Espírito Santo, 1.283 estudantes se inscreveram no Enem digital, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Embora a prova seja feita pelo computador, os candidatos vão precisar se deslocar até os locais de prova. Na Grande Vitória, elas serão aplicadas em seis lugares. Os candidatos farão o exame em salas de informática. 

"Todo participante do Enem digital tem que lembrar de acessar a página do participante, para poder ver o local de prova. E quando acessar a página do participante, tem um vídeo que explica exatamente como será o sistema que ele vai encontrar no dia da prova", explicou o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi.

>> Enem digital deverá mudar preparo para provas, dizem professores

Publicidade

As respostas das questões objetivas serão marcadas no computador e os candidatos não terão de preencher o cartão-resposta à mão. A redação, porém, terá sim de ser feita à mão. Por isso, será preciso levar caneta de tinta preta e tubo transparente. Já o tema e os textos motivadores estarão na tela.

A caneta preta também poderá ser usada para cálculos na segunda prova da versão digital do Enem, com questões de Matemática e Ciências da Natureza, que será aplicada no dia 7. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos.

Publicidade

Como na versão impressa, os portões vão abrir às 11h30 e fechar às 13 horas. O tempo de prova e os horários de aplicação também serão os mesmos: cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. O uso de máscara também é obrigatório no Enem digital. 

Para garantir a segurança, os participantes receberão, no dia da prova, um código que precisarão digitar na tela antes de começar o exame e também quando finalizarem as provas.

Publicidade

Os computadores só terão acesso às provas. Os candidatos não terão acesso, por exemplo, à internet ou à calculadora. Na tela, quando a prova começar, aparecerão todas as questões. Será possível clicar em qual deseja acessar. O sistema também permite que o candidato escreva na tela com o mouse e que marque as questões para depois poder voltar nelas, por exemplo.

Chegar cedo no Enem digital também pode fazer diferença. Antes de começar o exame, os participantes terão que ler uma série de instruções na tela. “O participante, chegando com antecedência, sentando no computador, terá a opção de ler as instruções da prova já. Não poderá acessar a prova, mas poderá, com calma, ler as instruções”, diz Mussi.

Em todo o Brasil, 96.086 estudantes se inscreveram no exame. No entanto, com o cancelamento das provas no Amazonas, por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, esse número caiu para 93.217 inscritos, em 104 cidades brasileiras. Os inscritos no Amazonas farão o exame impresso na data da reaplicação, dias 23 e 24 de fevereiro.

O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.