Folha Vitória Mais de 500 pessoas já testaram positivo para covid-19 em terminais e Aeroporto de Vitória

Mais de 500 pessoas já testaram positivo para covid-19 em terminais e Aeroporto de Vitória

Dos mais de 9 mil testes aplicados, segundo a Secretaria de Saúde, 560 detectaram positivo para o novo coronavírus

Folha Vitória
Foto: TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

As testagens em locais com intensa movimentação de pessoas na Grande Vitória completam um mês neste domingo (18). Segundo a Secretária de Saúde do Espírito Santo (Sesa), dos mais de 9 mil testes aplicados, 560 detectaram positivo para o novo coronavírus

O objetivo da secretaria é ampliar as testagens para outros pontos, que ainda não foram definidos. A estratégia, segundo o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, ajuda a mapear a propagação do vírus no Estado.

"Nos temos uma taxa importante na transmissão em que o vírus ainda está circulando entre as pessoas. Isso mostra que a estratégia deve ser mantida, os cuidados sanitários e as medidas de proteção devido essa circulação do vírus ativos no nosso Estado", afirmou. 

O Terminal de Jardim América é o segundo local que mais fez testes até agora. Foram 2.650 realizados. Destes, cerca de 10% (264) deram positivo.

No Terminal de Laranjeiras, foram 3.379 testes realizados, com 185 resultados positivos. Já no Terminal de Itaparica, 1.223 pessoas foram testadas e 72 tiveram  resultados positivos. 

No Aeroporto de Vitória, foram 2.512 testes, com 45 positivos.

O epidemiologista da Secretaria de Estado da Saúde, Raphael Lubiana Zanotti, explica que a medida é muito importante, já que através dela é possível saber o quantitativo de pessoas infectadas. 

"Essa medida de testagem de pessoas em pontos de alta circulação é de extrema importância para conhecer o quantitativo de pessoas infectadas na população e se esse números de pessoas vem aumentando ou diminuindo de uma maneira rápida", explicou o epidemiologista 

Resultados de testes nos terminais da Grande Vitória e aeroporto 

1º -  Terminal de Laranjeiras 
Testes realizados: 3379
Positivos: 185

2º -  Terminal de Jardim América

Testes realizados: 2650
Positivos: 264

3º -  Terminal de Itaparica
Testes realizados: 1223
Positivos: 72

4º - Aeroporto
Testes realizados: 2512
Positivos: 45

Evite ir ao terminal apenas para testar 

As secretarias verificaram que algumas pessoas estão indo para os terminais apenas para fazer o teste, o que não é recomendado, já que o objetivo da ação é testar quem estiver fazendo o caminho.

"Em um dia, por exemplo, tivemos de 110 pessoas testadas e 43 foram pessoas que vieram de fora. Elas pagaram passagem e entraram apenas para testar. Essas pessoas devem procurar uma unidade de saúde, onde é mais seguro e não é propício ir até o terminal para isso" explicou o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso. 

Qualquer pessoa pode fazer o teste nas unidades de saúde, basta fazer o agendamento no site saude.es.gov.br/agendamento

Leia também: 

Testes em terminais: passageiros com covid-19 deverão ter ônibus exclusivos no ES

Últimas