Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 580 mandados de prisão foram cumpridos no ES em 2020

Dentre os detidos, 70 são condenados por homicídios e 104 por tráfico de drogas

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Ao longo de 2020, 581 mandados de prisão foram cumpridos pela Superintendência de Polícia Interestadual e de Capturas (Supic). O número divulgado pelo balanço das prisões realizadas no ano apontam para uma média de 48 prisões por mês. Quando comparado com o ano de 2019, foram realizadas 12 prisões a menos. 

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, explica que o departamento é especializado em cumprir mandados de prisão por condenação, ou seja, de pessoas que já foram julgados, condenados e que tenham débito com a justiça. "Ao cumprir estes mandados, o que fazemos é dar à sociedade uma resposta e desfazer a sensação de impunidade”, afirmou. 

Entre os mandados cumpridos em 2020, destacam-se 116 por roubo, o que representa um aumento de 26% com relação a 2019. Também foram cumpridos 104 mandados de prisão por tráfico de drogas e 70 por homicídios.

A equipe também realizou um trabalho no combate à violência doméstica, em apoio durante a Operação Maria’s, coordenada pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam), e em ações individuais. Ao longo de 2020, 86 homens com mandados de prisão por crimes relacionados a violência doméstica foram presos, 22% a mais que em 2019, quando foram cumpridos 70 mandados de prisão desta natureza.

Publicidade

A Supic também realizou ações como a Operação SVU, que concentrou esforços para prender suspeitos de crimes sexuais. Somando as prisões no escopo da Operação e outras ações individuais, no ano passado, forma presas 73 pessoas com mandados de prisão em aberto por crimes como estupro e estupro de vulnerável. 

De acordo com o titular da Supic, delegado Júlio Cesar Oliveira Silva, a unidade realiza um levantamento de cada suspeito, antes de efetivar o cumprimento do mandado de prisão. "São necessários levantamentos, averiguações de endereços e cruzamentos de dados para que as equipes alcancem o objetivo principal, que é a prisão e a resposta à sociedade. Os bons resultados da Superintendência só são possíveis devido ao empenho dos dedicados policiais e o apoio do Delegado Geral e demais colegas da Polícia Civil", afirmou. 

Além de cumprir os mandados de prisão, o a superintendência também é responsável por transportar as pessoas que são autuadas em flagrante nas Delegacias Regionais da Grande Vitória para as audiências de custódia no Centro de Triagem de Viana. Foram mais de 7 mil pessoas conduzidas, em 2019, e 6.200, em 2020. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.