Folha Vitória Mais de 83 mil doses de vacina da AstraZeneca chegam ao ES; distribuição começa nesta sexta

Mais de 83 mil doses de vacina da AstraZeneca chegam ao ES; distribuição começa nesta sexta

Imunizantes chegaram ao estado, pelo Aeroporto de Vitória, na noite desta quinta-feira

Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Sesa
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Espírito Santo recebeu, na noite desta quinta-feira (06), a 18ª remessa de vacinas contra a covid-19. Ao todo, chegaram ao estado 83.700 doses da Covishield (Oxford/Fiocruz), pelo Aeroporto de Vitória. O anúncio sobre a chegada das doses ao Espírito Santo foi feito, durante a manhã, pelo governador Renato Casagrande, por meio de sua conta no Twitter.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição aos municípios da Região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central acontecerá nesta sexta-feira (07).

De acordo com a Sesa, o Estado pactuou com os municípios para darem início à segunda fase da vacinação do grupo de comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas. Assim, a orientação é para que a, partir desta quinta-feira (06), seja ampliada a vacinação também às pessoas com as comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, na faixa etária de 50 a 59 anos.

Necessidade de mais de 87 mil doses da Coronavac

Com o cenário de escassez das doses da vacina Coronovac (Sinovac/Butantan) no Brasil, devido ao desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, que acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo território brasileiro, o Espírito Santo precisa de 87.749 doses da vacina para fazer a segunda aplicação nos capixabas que estão com esquema em aberto.

Leia também: Governo do ES negocia compra de vacina com três laboratórios

A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (06), por meio da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Nº048/2021.

Para dar continuidade à vacinação com a Coronavac, o Espírito Santo aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para a distribuição aos municípios.

Últimas